Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Igreja de Liverpool tocará "Imagine", de John Lennon

Música foi definida pelo próprio artista como "hino antirreligioso"; número será parte do festival cultural Futuresonic

Da redação Publicado em 11/05/2009, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Os sinos de uma igreja da cidade inglesa Liverpool tocarão neste sábado, 16, a melodia de "Imagine" - a música de John Lennon com teor que pode soar agressivo à religião, como em versos como "imagine que não há paraíso". Em três momentos do dia - 12h, 12h30 e 13h30, em horário local -, a igreja anglicana ecoará a melodia escrita em 1971 pelo ex-Beatle, morto nove anos depois, como parte do Futuresonic, festival de artes a ser realizado entre 13 e 16 em Manchester, com parada estratégica na terra natal do Fab Four.

Segundo o canal BBC, um porta-voz da catedral deixou claro que "permitir a 'Imagine' ser executada por nossos sinos não significa que concordamos com a letra da música". O próprio Lennon fez questão de jogar pimenta na discussão ao afirmar, à época, que se tratava de "um hino antirreligioso". Serão 13 sinos periféricos em volta do "Great George", um "sino pai"que pesa cerca de 14 toneladas e pode ser ouvido a quilômetros de distância. A estrutura é declarada como os mais alta e pesada no estilo.

Idealizadora do número, a artista Cleo Evans foi encarregada de liderar uma comissão para convencer a instituição religiosa - e não precisou de grande lábia, segundo seu porta-voz. Apesar de levar em consideração certas "sensibilidades a respeito da letra", a igreja "reconhece o poder (da música) de nos fazer pensar. Como uma catedral, não nos recolhemos na hora do debate. Reconhecemos a existência de outros pontos de vista". Um porta-voz da igreja católica local não quis se pronunciar.

"É uma canção icônica que será interpretada de um jeito provocante e surpreendente", disse Evans. A viúva de Lennon, Yoko Ono, declarou achar a ideia "tão linda que me fez engasgar".

O concerto será regido por Sam Austin, estudante de 23 anos da Royal Northern College of Music. Sob sua batuta, sete voluntários começarão o recital com sinos de mão, até evoluir aos sinos da catedral anglicana.

Os Beatles se separaram há 39 anos. Em 2009, uma série de eventos revitaliza o nome da banda, como a remasterização de toda sua discografia e o lançamento do aguardado The Beatles: Rock Band.