Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Kurt Cobain: Montage of Heck terá exibição cinematográfica em oito cidades brasileiras

Longa-metragem chegará aos cinemas em 12 de maio

Redação Publicado em 20/04/2015, às 12h05 - Atualizado às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O vocalista do Nirvana em cena do documentário <i>Kurt Cobain: Montage of Heck</i> - Reprodução/Vídeo
O vocalista do Nirvana em cena do documentário <i>Kurt Cobain: Montage of Heck</i> - Reprodução/Vídeo

O afamado documentário Kurt Cobain: Montage of Heck ganhará exibição cinematográfica no Brasil. Segundo apurou a Rolling Stone Brasil, o filme estará nos cinemas por tempo limitado a partir de 12 de maio.

Kurt Cobain - Montage of Heck: saiba tudo sobre o documentário.

Além de exibições em São Paulo, o longa-metragem terá também sessões em outras sete cidades brasileiras através da rede Cinemark. São elas: Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

A programação, definida entre os dias 18 e 22 de junho, acontecerá da seguinte maneira: sessão diária nas salas de Porto Alegre (Barra Sul), Curitiba (Barigui), Belo Horizonte (BH Shopping), Brasília (Pier 21), Salvador (Cinemark Salvador) e Recife (Riomar) e duas sessões por dia nas salas de São Paulo (Cinemark Eldorado e Metrô Santa Cruz) e Rio de Janeiro (Botafogo e Downtown).

Os horários ainda não foram divulgados mas, assim que eles forem definidos, os ingressos poderão ser comprados no site do Cinemark e também na página oficial de Kurt Cobain: Montage of Heck.

O documentário – o primeiro totalmente autorizado, isto é, feito em colaboração com Frances Bean e Courtney Love, a família Cobain – é do canal de TV norte-americano HBO, onde será exibido no país no dia 4 de maio. A HBO brasileira ainda não sabe se o filme chegará às TVs por assinatura.

Frances Bean, filha de Kurt Cobain, diz que “não gosta tanto de Nirvana.”

Recentemente foi divulgado um trecho acústico, de pouco mais de 30 segundos, de uma canção inédita de Kurt Cobain, que estará no filme do diretor Brett Morgen. O vídeo, revelado com exclusividade pela Rolling Stone EUA, traz o vocalista do Nirvana ao violão, dedilhando e cantando – ouça abaixo.

Mais sobe Montage of Heck

O longa estreia em 4 de maio na HBO norte-americana. Como é o primeiro documentário totalmente autorizado – isto é, feito em colaboração com a família Cobain –, Kurt Cobain: Montage of Heck contará com uma grande quantidade de materiais inéditos.

20 anos atrás, um Kurt Cobain rouco e introspectivo comandava o último show do Nirvana.

Além de arquivos, vídeos caseiros, gravações, desenhos, fotografias e diários nunca revelados, o diretor Brett Morgen teve acesso a demos e faixas inéditas de Kurt Cobain. O documentário ainda conta, como não poderia deixar de ser, com diversas canções do Nirvana.

Em entrevista recente ao The Hollywood Reporter, Morgen afirmou: “Comecei a trabalhar neste projeto há oito anos. Como a maioria das pessoas, quando comecei, percebi que teria um limite de materiais inéditos para usar.”

Galeria: veja 25 casais musicais.

“Entretanto, assim que me deparei com os arquivos de Kurt, descobri mais de 200 horas de música e áudio nunca divulgados, uma vasta coleção de projetos artísticos – pinturas à óleo, esculturas – horas e horas de vídeos caseiros nunca vistos, e mais de 4 mil páginas de escrituras que, juntos, ajudam a criar um retrato íntimo de um artista que raramente se revelava à mídia”, concluiu.

Brett Morgen já teve um filme, On the Ropes, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000. Ele também dirigiu Crossfire Hurricane (2012), documentário sobre os Rolling Stones, e se destacou por O Show Não Pode Parar (2002) e Chicago 10 (2007), entre outros.

Veja uma lista com vinte “Rockumentários” – documentários sobre rock.

Veja o primeiro – e avassalador trailer – do longa.

Em seu primeiro trailer (acima), o documentário trouxe dois minutos e meio de vídeos caseiros inéditos e fotos íntimas nunca vistas pelos fãs. O clipe também mostrou como Montage of Heck irá integrar, de maneira fluida, os trechos de animação na história do líder do Nirvana – como Morgen já havia feito com Robert Evans em O Show Não Pode Parar (2002).

Os 20 anos da morte de Kurt Cobain.

No vídeo, revelado pelo site Yahoo! norte-americano, vimos que Montage of Heck exibe Cobain como uma criança precoce e tímida crescendo no pacífico norte, virando um adolescente rebelde e se tornando um ídolo do rock definitivo de sua geração.

O trailer, assim como o filme, é pontuado por entrevistas com pessoas da família e o baixista Krist Novoselic, e traz também a voz Cobain em uma entrevista gravada por David Fricke, da Rolling Stone EUA. Há diversos momentos íntimos da vida do cantor, mas o mais comovente deles surge em um dos vídeos caseiros que mostram Cobain brincando com a filha, Frances Bean.

Edição 83 (capa) – In Utero, último disco do Nirvana, nasceu no Brasil.

Além do documentário, que tem recebido boas críticas no circuito de festivais nos últimos meses, Montage of Heck será precedido por um livro em acompanhamento contendo “uma mistura de imagens de animação, fotos raras e outro tesouros do arquivo pessoal de Kurt Cobain”.

Leia aqui as primeiras impressões da Rolling Stone EUA sobre o filme.