Lazaretto, de Jack White, é o vinil mais vendido em 20 anos

Disco foi o primeiro a alcançar a marca de 60 mil cópias vendidas desde 1994

Redação Publicado em 04/08/2014, às 15h43 - Atualizado às 15h56

Jack White
David James Swanson/Reprodução/Site oficial

A versão em vinil do segundo álbum de Jack White em carreira solo, Lazaretto, alcançou a marca de 60 mil cópias vendidas. Desta forma, o disco tornou-se o mais vendido em vinil em 20 anos. De acordo com a NME, tal fato não acontecia desde que o Pearl Jam lançou Vitalogy em 1994.

Dez grandes influências de Jack White.

Lançado no formato “Ultra LP” – entenda melhor aqui –, Lazaretto vendeu, só na semana de lançamento, 40 mil cópias, tornando-se o vinil com vendas mais rápidas desde que a empresa Soundscan passou a fazer esse registro, em 1991. Este ano, Jack White também quebrou o recorde mundial de lançamento mais rápido de single: “Lazaretto” foi gravado, prensado, montado e disponibilizado ao público em 3 horas, 55 minutos e 21 segundos.

Edição 94 (nas bancas) – Animais empalhados, equipamentos vintage, solos de guitarra e outras obsessões: por dentro do que faz de Jack White um dos artistas mais interessantes do rock contemporâneo.

Após Lazaretto, o vinil mais vendido do ano é AM, do Arctic Monkeys, com 29 mil cópias. Em 2013, o LP que ocupou o primeiro lugar da lista foi Random Access Memories, do Daft Punk, com cerca de 49 mil cópias vendidas.