Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Imagens da primeira vez de David Bowie como Ziggy Stardust na TV foram encontradas

As filmagens podem fazer parte de um novo documentário sobre a vida do cantor

Rolling Stone EUA Publicado em 29/01/2019, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie (Foto: AP)
David Bowie (Foto: AP)

O momento em que toda a Inglaterra teve a chance de finalmente ver Ziggy Stardust tocar guitarra foi recuperado: arquivistas descobriram a primeira aparição televisionada de David Bowie como sua persona.  

Segundo informações da BBC, trata-se de uma perfomance de 1972 no programa Lift Off With Ayshea da ITV.

Acreditava-se que as filmagens tinham sido perdidas para sempre, uma vez que todas as fitas do Lift Off  foram apagadas quando a Grenada TV as enviou para serem digitalizadas.

Na época, um fã conseguiu gravar o programa, mas devido à degradação, a fita agora está sendo “preparada” para que a gravação possa ser remasterizada.

Caso a remasterizarão aconteça a tempo, as imagens podem aparecer no documentário da BBC2 David Bowie: Finding Fame, que estreia em fevereiro.

"Para os fãs, é algo como o Santo Graal", disse Francis Whately, produtor e diretor do documentário, ao Radio Times. “Iria se desfazer caso simplesmente tocássemos, por isso deve ser cuidadosamente restaurado”

Finding Fame é o terceiro filme de uma trilogia feita por Whatley sobre o cantor. O documentário de 90 minutos contém gravações inéditas de Bowie, incluindo a audição do cantor, de 1965, com sua banda Lower Third cantando “Chim-Chim-Cheree” e “Baby, That's a Promise”.

A BBCrecusou o cantor na época, pois acharam que ele “não chamava a atenção o suficiente” e era "desprovido de personalidade".

"Estes são os degraus que levaram a Ziggy, mas também muitos dos fracassos que levaram a Ziggy", disse Whatley. "Isso mostra como Bowie os abraçou e aprendeu com todos eles."

Antes, a primeira filmagem disponível de Ziggy Stardust é de uma performance de "Starman" no Top of the Pops, um mês antes. Você pode assisti-la no player ao final.

Para este show, o cantor se vestiu com um macacão de estampa pele de cobra e colocou seu topete ruivo para cima.

Assista abaixo à apresentação de Ziggy Stardust no Top of the Pops.