Imagens da primeira vez de David Bowie como Ziggy Stardust na TV foram encontradas

As filmagens podem fazer parte de um novo documentário sobre a vida do cantor

Rolling Stone EUA Publicado em 29/01/2019, às 17h55

None
David Bowie (Foto: AP)

O momento em que toda a Inglaterra teve a chance de finalmente ver Ziggy Stardust tocar guitarra foi recuperado: arquivistas descobriram a primeira aparição televisionada de David Bowie como sua persona.  

Segundo informações da BBC, trata-se de uma perfomance de 1972 no programa Lift Off With Ayshea da ITV.
 
Acreditava-se que as filmagens tinham sido perdidas para sempre, uma vez que todas as fitas do Lift Off  foram apagadas quando a Grenada TV as enviou para serem digitalizadas.

Na época, um fã conseguiu gravar o programa, mas devido à degradação, a fita agora está sendo “preparada” para que a gravação possa ser remasterizada.

Caso a remasterizarão aconteça a tempo, as imagens podem aparecer no documentário da BBC2 David Bowie: Finding Fame, que estreia em fevereiro.
 
"Para os fãs, é algo como o Santo Graal", disse Francis Whately, produtor e diretor do documentário, ao Radio Times. “Iria se desfazer caso simplesmente tocássemos, por isso deve ser cuidadosamente restaurado”

Finding Fame é o terceiro filme de uma trilogia feita por Whatley sobre o cantor. O documentário de 90 minutos contém gravações inéditas de Bowie, incluindo a audição do cantor, de 1965, com sua banda Lower Third cantando “Chim-Chim-Cheree” e “Baby, That's a Promise”.
 
A BBCrecusou o cantor na época, pois acharam que ele “não chamava a atenção o suficiente” e era "desprovido de personalidade".

"Estes são os degraus que levaram a Ziggy, mas também muitos dos fracassos que levaram a Ziggy", disse Whatley. "Isso mostra como Bowie os abraçou e aprendeu com todos eles."

Antes, a primeira filmagem disponível de Ziggy Stardust é de uma performance de "Starman" no Top of the Pops, um mês antes. Você pode assisti-la no player ao final.

Para este show, o cantor se vestiu com um macacão de estampa pele de cobra e colocou seu topete ruivo para cima.
 
Assista abaixo à apresentação de Ziggy Stardust no Top of the Pops.