A infância com Lula foi uma fase incrível para música pop - e playlist do Spotify prova isso; confira

Com Britney Spears, Beyoncé e Justin Timberlake, a seleção de músicas dos anos 2000 viralizou na internet

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/04/2021, às 19h53 - Atualizado às 19h54

None
Beyoncé (Foto: Kevin Winter/Getty Images), Lady Gaga (Foto: Stuart C. Wilson/Getty Images) e Britney Spears (Foto: Alberto E. Rodriguez/Getty Images)

Os anos 2000 foram momentos incríveis para a música pop. Videoclipes com coreografias elaboradas e hits com letras chicletes eram sensação na época e, até hoje, fazem sucesso. São canções com gostinho de nostalgia. Para matar a saudade, nada como reunir os maiores artistas daquela década em uma playlist. 

A ideia de Maria Elisa Gomes se tornou um verdadeiro sucesso na internet e "Infância no governo Lula" possui mais de sete mil seguidores no Spotify. A seleção de músicas conta com Rihanna, Beyoncé, Shakira, Justin Timberlake entre outros.

+++ LEIA MAIS: 7 músicas clássicas que viralizaram no TikTok: Michael Jackson, Justin Timberlake e mais [LISTA]

Afinal, foi uma década de ouro para esses artistas. Com a popularização da internet, o número de downloads de canções em formato MP3 aumentou, e não era mais preciso esperar um clipe passar na televisão, pois o YouTube também nascia. Tudo isso permitiu um alcance ainda maior das músicas.

Britney Spears, a princesa do pop, foi uma das cantoras a vender mais discos nos anos 2000, com lucro de mais de US$ 54 milhões. Alguns dos maiores sucessos da época foram "Oops!...I Did It Again," "Toxic" e "Gimme More."

+++ LEIA MAIS: De Toxic a Crazy in Love: 7 hits icônicos com trechos de outras músicas [LISTA]

Ainda no Destiny's Child, Beyoncé dava os primeiros passos para a carreira solo. Em 2003, lançou o disco de estreia, Dangerously in Love, com a faixa inesquecível "Crazy in Love." Além disso, também foi uma das vozes a atingir o topo das paradas mais vezes naquela época, de acordo com ranking da Billboard. Na lista, também aparecem nomes como Jay-Z, Madonna, Eminem e Alicia Keys.

Christina Aguilera não fica de fora. Conhecida como a "voz da geração" dos anos 2000, por conta do timbre marcante, recebeu 11 indicações ao Grammy só naquela década (ganhou cinco vezes). Impossível não lembrar de hits como "Lady Marmalade" e "Candyman."

+++ LEIA MAIS: Akon, Ne-Yo e mais: 25 músicas nostálgicas dos anos 2000

Em 2002, Avril Lavigne se tornou a queridinha do público jovem ao lançar Let Go, primeiro disco da carreira, com músicas como "Complicated." Posteriormente, também apresentou"Girlfriend," sucesso até hoje, principalmente em aplicativos como TikTok.

No fim da década, quem também dominou as paradas foi Lady Gaga. Em 2008, lançou The Fame, disco com "Just Dance," "Paparazzi" e "Poker Face," responsável por apresentar ao mundo o estilo único da cantora.

+++ LEIA MAIS: 9 clássicos adolescentes dos anos 2000 que amamos reviver [LISTA]

E, claro, a música brasileira também teve um papel importante. Rouge,Bonde do Tigrão e Felipe Dylon embalavam as festas no início dos anos 2000. Confira a playlist completa:


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA


+++SAIBA MAIS: As 6 melhores músicas de Kurt Cobain [LISTA]

No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.

Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.

Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:

+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda


6 - All Apologies

Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged

+++LEIA MAIS: Como foi a passagem do Nirvana pelo Brasil em 1993: noite com João Gordo e caos no palco; assista ao show completo


5 - Drain You

O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.

Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.

"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.

+++LEIA MAIS: O dia em que Kurt Cobain teve overdose de heroína antes de tocar no Saturday Night Live [FLASHBACK]


4 - Come As You Are

Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico  recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.

Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind(1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.

+++ LEIA MAIS: Fotógrafo encontra imagens inéditas de um dos primeiros shows do Nirvana no Reino Unido


3 - Heart-Shaped Box

Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone,Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."

Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero(1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa. 


2 - Smells Like Teen Spirit

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvanae deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.

"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.

+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?


1 - Lithium

Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind(1991) merece a colocação.

"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana

+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'