Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A inspiração de Kurt Cobain e o significado por trás do hit Smells Like Teen Spirit, do Nirvana

Apesar do hit ser visto com um hino revolucionário da juventude, a ideia da canção surgiu de uma brincadeira sobre um desodorante

Redação Publicado em 18/02/2020, às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl  (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)

"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que colocou o Nirvana debaixo dos holofotes da cena alternativa e garantiu a produção do segundo disco da banda, Nevermind. Considerada um hino revolucionário dos jovens rebeldes, a música, na verdade, surgiu ocasionalmente em um supermercado em Washington, nos Estado Unidos, em 1990.

A história da canção também não começa com Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl , mas com Tobi Vail, namorada do líder do Nirvana na época, e Kathleen Hanna, vocalista do Bikini Kill.

As duas amigas passeavam pelos corredores do supermercado quando encontraram um desodorante chamado Teen Spirit. Em entrevista ao Double J, Kathleen contou que achou o nome do produto engraçado e ficou se questionando sobre o significado dele.

+++ LEIA MAIS:  Dave Grohl ainda se arrepende de piada de mal gosto feita pelo Nirvana

"Nós estávamos brincando por aí, porque o nome pareceu tão engraçado. Quero dizer, quem chama um desodorante de espírito adolescente? O que significa 'cheiro do espírito adolescente'? Tipo um vestiário? Tipo, um pote misturado com suor? Tipo o cheiro quando você vomita no próprio cabelo em uma festa?", disse a cantora.

Na mesma noite, Tobi e Kathleen foram para o apartamento de Cobain e, depois de alguns drinks, a integrante do Bikini Killpegou uma caneta e escreveu na parede: "Kurt smells like a teen spirit". Em tradução livre: "O Kurt cheira como um espírito adolescente".

Mais tarde, Cobain leu a frase e acreditou que ela se referia à revolução adolescente, tema discutido entre ele e os amigos neste mesmo dia. O livro Come as You Are: The Story of Nirvana ainda revela que o músico viu a mensagem como um elogio ao papel dele na revolução.

+++ LEIA MAIS:  João Gordo relembra noite louca com Kurt Cobain: “Ressaca épica”

"Eu levei como um elogio. Eu pensei que essa era uma reação de uma conversa que nós tivemos, mas, realmente, significava que eu cheirava como o desodorante. Eu não sabia que o desodorante existia até meses após o single ter sido lançado", falou o músico.

A canção foi escrita, efetivamente, após o término do relacionamento de Cobain e Tobi. Segundo o site Biography, a letra faz referência a uma mulher "entediada e segura de si" que não sai dos pensamentos do cantor.

Cobain ainda contou para a Rolling Stone EUA que também tinha intenção de compor uma "verdadeira música pop". Além disso, a canção iria se chamar "Anthem", porém o nome não foi aprovado, pois o Bikini Kill já tinha uma música com o mesmo título. Então, o músico pediu autorização para Hanna usar "Smell Like Teen Spirit" e amiga permitiu o uso da frase.

+++ LEIA MAIS: Casa que Kurt Cobain morreu está assombrada pelo espírito do cantor, diz funcionário da imobiliária 

Já em relação à melodia da canção, os outros integrantes do Nirvana não ficaram muito satisfeitos com a composição e acharam "clichê". Novoselic descreveu os riffs de guitarra e o refrão como "ridículos" e até mesmo Cobain confessou que a música parecia com "More Than a Feeling" do Boston.

Felizmente, os músicos insistiram na composição. O baixista sugeriu desacelerar o ritmo e criar uma base que destacasse a bateria de Grohl para criar uma identidade mais parecida com o Pixies, uma das maiores inspirações do grupo. 

A apresentação da canção no OK Hotel, em Seattle, em 1991, foi decisiva para o futuro da banda. O Nirvana ganhou destaque e conseguiu garantir a gravação de Nevermind, que iria ultrapassar até mesmo Michael Jackson no ranking da Billboard 200.

Por fim, após o lançamento do hit, Cobain criou outro significado para a canção e declarou um novo hino revolucionário. Ele disse: "É um tema revolucionário, mas eu realmente não quis dizer isso de um jeito militante. A apatia da geração está fora de controle. [Eu] estou contestando as crianças: 'Acordem'".


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA