Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Realidade brasileira pauta Exército Delirante, disco do Planta & Raiz que celebra quase 20 anos de carreira da banda

“As pessoas podem ter o sonho de encontrar uma forma de viver aqui, e a grande mensagem é essa: perseverar, não deixar que isso se torne uma utopia”, defende Zeider, vocalista e guitarrista

Julia de Camillo Publicado em 03/08/2017, às 06h06 - Atualizado às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de <i>Exército Delirante</i>, disco do Planta & Raiz - Reprodução
Capa de <i>Exército Delirante</i>, disco do Planta & Raiz - Reprodução

Um dos maiores representantes do reggae brasileiro, o Planta & Raiz escolheu a realidade da população brasileira como tema a ser desbravado no novo disco do grupo, Exército Delirante. O nome do trabalho é emprestado de uma das 12 faixas, que retrata “a galera que está ralando, sonhando sempre com uma vida melhor, com uma condição social, cultural e financeira melhor", explica o vocalista e guitarrista Zeider, responsável também pela composição das canções. "E que nunca desiste de realizar esse sonho, dar a volta por cima, burlar o sistema e viver bem aqui neste país”, complementa.

Como um todo, o Planta & Raiz apresenta uma visão otimista, mas pé no chão da vida no Brasil em Exército Delirante: admite os desafios e os entraves, mas reconhece a força do brasileiro. “As pessoas podem ter o sonho de encontrar um estilo de vida, uma forma de viver aqui, e eu acho que a grande mensagem é essa: perseverar, não deixar que isso se torne uma utopia”, defende Zeider. “A nossa realidade nós mudamos todo dia e a música é fundamental para tocar as pessoas, plantar sementes de amor e evolução.”

Uma das novidades no trabalho é a fusão entre o rap e o reggae brasileiro: Haikaiss e Oriente foram convidados para contribuir nas faixas “Exército Delirante” e “Selva de Concreto”, respectivamente. A parceria nasceu da amizade entre os integrantes, apesar de haver “quase uma geração toda de diferença” entre eles, como nota Zeider. Para o vocalista e guitarrista do Planta & Raiz, é importante estabelecer não apenas uma conexão entre as gerações, mas também “o link dos estilos e o link da vibe, tudo ao mesmo tempo".

A banda já divulgou um webclipe para o primeiro single de Exército Delirante. Assista a "Filho do Leão".

Após bons anos como uma banda independente, encarregada de todas as etapas da criação dos próprios trabalhos, o Planta & Raiz chamou o produtor Daniel Ganjaman – que já assinou discos de artistas consagrados como Criolo, Sabotage, Nação Zumbi e Seu Jorge – para fazer este disco. “Não tem nem o que falar, ele é maestro. Ele chegou com a ideia de manter a essência da banda, mas com um ponto de vista de como trazer o reggae gringo para a nossa música brasileira, fazer essa mistura. A presença dele foi fundamental, fora que ele é um grande técnico, tirou um som muito perfeito”, diz Zeider. “Com a parceria de um grande produtor, com certeza a mente se abre. Teve muita ideia legal que o Ganja colocou e muita coisa que ele potencializou, porque um bom produtor é aquele que tira o máximo que o artista tem a oferecer”, ele contou, sobre a relação íntima que desenvolveram no trabalho com Ganjaman.

Os integrantes do Planta & Raiz – além de Zeider, Fernandinho, Franja, Juliano Hodapp e Samambaia – celebram duas décadas de carreira em 2018. Com uma trajetória de tamanho respeitável, a banda já enfrentou suas dificuldades. “Passamos por momentos de muita estrada, muito show, mas também momentos de introspecção, procurando o melhor caminho”, admite o compositor. “Chegar nos 20 anos gravando nosso décimo primeiro disco, só com música inédita e uma produção excelente de Ganjaman. E independentes, vivendo dos nossos próprios recursos, isso é algo que mostra que a perseverança é o que nos leva aonde queremos chegar.” Ele finaliza: “O agora está sendo melhor do que o que já passou, isso já é uma bênção de Deus”.

O Planta & Raiz realiza um show de lançamento de Exército Delirante na Audio Club, em São Paulo, no dia 5 de agosto. O espetáculo tem direção de Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, e Marina Peralta e Edson Gomes foram confirmados como participações especiais. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Ticket360.

Planta & Raiz em São Paulo

5 de agosto (sábado), às 22h

Audio Club | Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca

Ingressos: R$ 80 (pista); há meia-entrada