Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Internado com Covid-19, Paulo Gustavo recebe transfusão de sangue e marido pede doações

No Instagram, Thales Bretas falou sobre o estado de saúde do ator

Redação Publicado em 07/04/2021, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Thales Bretas e Paulo Gustavo (Foto: Reprodução/Instagram)
Thales Bretas e Paulo Gustavo (Foto: Reprodução/Instagram)

Nesta quarta, 7, Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, usou o Instagram para falar sobre o atual estado de saúde do ator, internado no Rio de Janeiro desde o diagnóstico positivo para a Covid-19 no dia 13 de março. 

"Nosso amado Paulo Gustavo segue melhorando aos pouquinhos. O caminho é longo e tortuoso, as vezes encontramos umas pedras, mas o destino final certamente é a cura! Sabemos que, por causa da Ecmo (circulação extracorpórea em membrana, que é o pulmão artificial) ele tem que ficar anticoagulado, perde um pouco de sangue, e por isso precisou tomar algumas bolsas de sangue", explicou o dermatologista na legenda.

+++LEIA MAIS: Paulo Gustavo é internado com Covid-19 em hospital do Rio de Janeiro

Além de falar sobre a situação atual do humorista, Bretas pede para os brasileiros doarem sangue para repor as bolsas usadas por Paulo Gustavo: "Assim como ele, certamente milhares de pessoas estão precisando de sangue nos hospitais, e a pandemia tem dificultado as doações, pelo medo de sair e se expor", escreveu.

Por fim, concluiu: "É importante falar que a doação é pro Paulo Gustavo Amaral para repor o banco de sangue. Mas certamente com tantas pessoas bem-intencionadas vamos ter sangue pra ele e pra muitos outros que estão precisando!"

+++LEIA MAIS: Entenda como funciona a vacina contra a Covid-19

Veja a publicação de Thales Bretas:


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA


+++SAIBA MAIS: Todo o mal que o kit-Covid pode te causar

O "kit-Covid" reúne diversos medicamentos cuja eficácia contra Covid-19 não é comprovada, como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e anticoagulantes. Apesar de a ciência provar que os remédios não funcionam no tratamento do vírus, eles continuam sendo prescritos por médicos - e acabam resultando em diversos efeitos colaterais.

Alguns dos remédios presentes no "kit-Covid" já têm nomes conhecidos. A ivermectina é usada contra infestações de vermes, parasitas e ácaros, a hidroxicloroquina é usada no tratamento da malária e azitromicina é um antibiótico. Mesmo com diversos estudos indicando que o uso desses medicamentos não tem benefício contra a Covid-19, os remédios têm uma rede de apoiadores.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'

Jair Bolsonaro (sem partido) é um dos defensores do "kit-Covid", além de alguns médicos e do próprio Ministério da Saúde do Brasil - e apesar de muitos divulgarem os remédios como úteis para o tratamento precoce contra a Covid-19, o uso em altas dosagens e a longo prazo pode ser muito prejudicial à saúde. 

Conforme divulgado no Fantástico no último domingo, 28, a venda dos remédios do “kit-Covid” disparou nas farmácias, mas as consequências podem ser observadas nos hospitais, como na fila de transplante.

+++LEIA MAIS: Ministro da Saúde é recebido aos gritos na USP: ‘Bolsonaro genocida, mais vacina e menos cloroquina’

Segundo médicos ouvidos pelo Estadão, diversas pessoas que fizeram uso desses medicamentos contra Covid-19 estão apresentando quadros de doenças no fígado, hemorragias, insuficiência renal e arritmias. Cinco pacientes que entraram na fila de transplante de fígado em São Paulo se medicaram com ivermectina, e três morreram. 

Em conversa ao Estadão, Ilka Boin, professora da Unidade de Transplantes Hepáticos do Hospital das Clínicas da Unicamp, explicou que altas dosagens dos medicamentos, somadas às combinações de diferentes remédios, “desencadeiam um processo em que a célula ataca outras células, levando a fibroses, que causam a destruição dos dutos biliares,” responsáveis por transportar a bile para ser eliminada no intestino.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro diz que Coronavac 'não será obrigatória e ponto final'

Valmir Crestani Filho, médico nefrologista do Hospital das Clínicas da USP, falou (via Estadão), sobre outros perigos relacionados ao uso do “kit-Covid”, como hemorragia e insuficiência renal.

O médico tratou pacientes que, após tomarem os remédios, desenvolveram diversos quadros:  nefrite intersticial aguda, hemorragia gástrica e até problemas respiratórios. Além de não ajudarem contra o vírus, as medicações podem gerar diversas complicações, dependendo de cada organismo.

+++LEIA MAIS: Elza Soares recebe vacina contra Covid-19: ‘Ciência venceu o medo, negacionismo e desinformação’

“A partir do momento que essas medicações passam a ser usadas por milhões de pessoas, esses efeitos, mesmo que raros, começam a aparecer com mais frequência. Quando a gente prescreve um medicamento é porque os benefícios são maiores que os riscos. Se esses remédios não têm nenhum benefício contra a covid-19, todo efeito colateral foi em vão”, afirmou Valmir Crestani Filho.

Segundo o médico, o tratamento precoce ineficaz com medicamentos contraindicados também é a causa de diversas pessoas demorarem a procurar o hospital em caso de infecção pela Covid-19 - o que apenas piora o estado do infectado: “Em um dos últimos plantões, atendi um paciente que estava tomando cloroquina e usando oxigênio em casa. Ele chegou azul. Tive de intubar na hora”, explicou.

+++LEIA MAIS: Fernanda Montenegro toma vacina contra Covid-19: 'Obrigada a todos os envolvidos'

Segundo documento da Sociedade Brasileira de Infectologia (via BBC), outros efeitos adversos do uso dos medicamentos são retinopatias, hipoglicemia grave, toxidade cardíaca, diarreia, náusea, mudanças de humor e feridas na pele.

Em depoimento divulgado pelo Fantástico no último domingo, 28, uma mulher identificada como Cremilda, falou sobre as consequências do “kit-Covid”. Durante um ano, ela tomou três cápsulas de ivermectina a cada 15 dias, e desenvolveu uma doença chamada colestase.

+++LEIA MAIS: Como a Covid-19 afeta o cérebro? Neurologistas respondem

Causada pelo excesso do medicamento, a colestase tem sintomas como dor no abdômen, coceira intensa, urina escura, cólicas e pele amarela. Ela acontece quando o fluxo de bile do fígado diminui ou para - e em Cremilda, está diretamente relacionada com o uso da ivermectina.

Na reportagem do Fantástico, Cremilda explicou: "Meus irmãos disseram que alguém disse para eles que um médico falou que a ivermectina era a cura ou então a preventiva e todos eles começaram a tomar. Eu não podia ficar de fora. É muito mais fácil você acreditar com força que aquilo ali é seguro e vai lhe proteger, né? É essas bobagens da vida que a gente faz".