Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Investigações revelam que James Brown pode ter sido assassinado

O músico morreu em 2006, aos 73 anos, e foram alegadas causas naturais

Redação Publicado em 05/02/2019, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
James Brown (Foto: AP)
James Brown (Foto: AP)

Uma nova investigação, liderada pela CNN, sugere que James Brown foi assassinado.

A informação oficial, divulgada à época da morte do músico, Brown teria morrido na manhã de Natal em 2006, depois de ser internado no Hospital Emory Crawford Long, em Atlanta, em decorrência de uma pneumonia.

No entanto, a nova investigação sugere que o cantor pode não ter morrido de causas naturais. Quase 140 pessoas foram entrevistadas e diversas páginas de gravações da polícia e de tribunais também serão incluídas ao processo.

Testes forenses e 1.300 páginas de mensagens de texto também fazem parte da investigação.

Ao todo, 13 pessoas se manifestaram por não acreditarem que James Brown tenha morrido de causas naturais e pedem uma nova investigação criminal sobre o caso – ou que o seu corpo seja exumado para uma autópsia.

A nova apuração começou em 2017, depois que um repórter da CNNfoi contatado por uma artista de circo e cantora chamada Jacque Hollander. Ela disse ao canal que tinha informações sobre a morte de Brown.

Jacque revelou mais tarde que ela e Brown haviam trabalhado juntos nos anos 1980. Ela acusa o músico de, em 1988, tê-la estuprado.

Brown nunca foi processado por esta acusação, mas Jacque revelou ter salvado documentos, fitas e provas envolvendo James Brown e seus associados. Ela alegou ter sido ameaçada caso falasse algo.

Em 1995, a artista circense também fez um teste de polígrafo com um ex-agente do FBI sobre as acusações. Ele está disponível na CNN.

Uma parte chave do relatório é o Dr. Marvin Crawford, que assinou a certidão de óbito de Brown no hospital de Atlanta, onde o músico morreu. O médico diz no relatório que "ele sempre suspeitou de um crime".

Em uma entrevista à CNN, o Dr. Crawford disse: “Ele mudou muito rápido. Ele era um paciente que eu nunca imaginaria ter isso. Mas ele morreu naquela noite, e eu levantei a questão: ‘O que deu errado naquele quarto’?”.

Crawford diz ainda que, embora ele tenha recomendado que Brown fizesse uma autópsia, Yamma, a filha do cantor, teria recusado.

Aos ser procurada pela CNN, Yamma não deu nenhuma explicação sobre o assunto.

A rede de notícias também procurou a outra filha de Brown, Deanna Brown Thomas, alegando que os restos mortais de seu pai não estavam em sua cripta. Ela não confirmou ou negou o relatório.