Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Irmão de Gabriel García Márquez confirma que escritor sofre de senilidade

O autor de clássicos como Cem Anos de Solidão tem 85 anos e está bem fisicamente, segundo seu irmão, mas tem tido problemas de memória

Redação Publicado em 06/07/2012, às 17h54 - Atualizado às 17h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriel García Márquez em 2007: mais uma obra do autor chegará aos cinemas - AP
Gabriel García Márquez em 2007: mais uma obra do autor chegará aos cinemas - AP

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, que está com 85 anos, sofre de demência senil, afirmou seu irmão Jaime García Márquez . De acordo com Jaime, ele "ainda conserva o humor, a alegria e o entusiasmo que sempre teve. Do ponto de vista físico ele está bem, embora já tenha alguns conflitos de memória”. As informações são da agência EFE.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A declaração foi feita durante um encontro com participantes do programa cultural Ruta Quetzal BBVA, em Cartagena. Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura, tem problemas de saúde decorrentes de um câncer linfático que enfrentou em 1999. “A quimioterapia salvou sua vida, mas também acabou com muitos neurônios, muitas defesas e células e isso acelerou o processo", disse ele, explicando que a família tem tendência à senilidade.

Gabito, como é conhecido o autor, tem em seu currículo obras que são clássicos da literatura, como Cem Anos de Solidão (1967), Crônica de uma Morte Anunciada (1981), O Amor nos Tempos do Cólera (1985) e Notícia de um Seqüestro (1996).