Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Irmãs Wachowski não mudaram casal gay de filme nem por um orçamento maior

Ligadas Pelo Desejo foi o primeiro longa das diretoras, e não agradou aos estúdios por ter como protagonista um casal de lésbicas

Redação Publicado em 09/06/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gina Gershon e Jennifer Tilly em Ligadas Pelo Desejo (Foto:Reprodução)
Gina Gershon e Jennifer Tilly em Ligadas Pelo Desejo (Foto:Reprodução)

Ligadas Pelo Desejo foi o primeiro filme dirigido pelas irmãs Lilly e LanaWachowski, lançado em 1997. O sucesso obtido pelo trabalho foi responsável por permitir que elas fizessem Matrix. O que nem todos sabem, é que a Warner Bros. ofereceu um aumento no orçamento para que elas reescrevessem um detalhe crucial do roteiro, mas nada era o suficiente para mudar aquilo que já havia sido idealizado na cabeça das cineastas.

 O longa conta uma história clássica do gênero noir, mas com uma alteração interessante: ao invés de acompanhar um casal hétero, acompanha um casal de mulheres: Violet (Jennifer Tilly), que se apaixona e se une a Corky (Gina Gershon) para roubar US$ 2 milhões do seu ex-namorado mafioso. E era exatamente a relação homossexual que os estúdios queriam mudar.

+++20 anos de Matrix, o filme que mudou a ficção científica nos cinemas

Foi Jennifer que contou ao Entertainment Weekly dessa proposta de alteração feita às diretoras: o filme teria mais dinheiro para produção caso a personagem Corky fosse transformada em um homem, para que o protagonismo ficasse com um casal hétero. 

O veículo entrou em contato com a produtora para falar sobre o assunto, mas a Warner não respondeu.

De acordo com a atriz, as irmãs Wachowski encerravam a conversa com qualquer estúdio que questionasse o casal da forma como era descrito no roteiro. Elas não aceitavam mudança nenhuma "pois sentiam que isso era muito importante".

No fim das contas, o filme foi produzido por Dino De Laurentiis, em associação com a Spelling Films e distribuído pela Gramercy Pictures, da Universal. Desde então, Ligadas Pelo Desejo se tornou um clássico LGBTQ+.

+++Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos