Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 26 anos, Iron Maiden lançava o single "Hallowed Be Thy Name"

A banda se apresenta no Rock in Rio nesta sexta 4 de outubro

Redação Publicado em 04/10/2019, às 17h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Steve Harris e Janick Gers do Iron Maiden (Foto: Amy Harris/AP)
Steve Harris e Janick Gers do Iron Maiden (Foto: Amy Harris/AP)

Em 4 de outubro de 1993, o Iron Maiden lançava o single "Hallowed Be Thy Name", música composta por Steve Harris. A faixa integra o disco The Number of the Beast de 1982, mas o single vem do álbum de 1993, A Real Dead One.

Embora seja um sucesso, a faixa deu muita dor de cabeça para o grupo, que foi acusada de plágio com essa música. A ação acusa, especificamente, Steve HarrisDave Murray, guitarrista da banda britânica.

O processo aponta uma semelhança entre uma linha de "Hallowed Be Thy Name" e outra de "Life's a Shadow", música gravada pela banda Beckett em 1974. O Iron Maiden pagou o equivalente à R$450 mil para terminar a ação em março de 2018. 

+++LEIA MAIS: Iron Maiden, incansável, e Nervosa, a única banda totalmente feminina do Dia do Metal: o que esperar do 5º dia de Rock in Rio

Em uma entrevista na epóca, o representante do grupo britânico afirmou: "Não acreditamos que Brian Quinn [coautor de "Life's a shadow"] foi quem escreveu os seis versos em questão [de "Hallowed by thy name"] há mais de quarenta anos, como é alegado por Barry McKay [empresário que entrou com a ação]. No entanto, devido ao aumento de custos do processo e os enormes custos potenciais de um julgamento, foi pragmático negociar de maneira relutante esta ação."

O Iron Maiden sobe ao Palco Mundo às 21h30, nesta sexta, 5, no Rock in Rio. Pela quarta vez no evento, é a única atração principal do festival cuja maior parte dos ouvintes (o equivalente a 13,8%) são brasileiros, segundo um levantamento realizado pelo YouTube com base nos últimos 12 meses e publicado pelo G1.

A banda presenciou duas edições históricas, 1985 e 2001, a última, inclusive, deu origem ao disco duplo ao vivo Rock in Rio, dirigido por Steve Harris, baixista do grupo. 

+++LEIA MAIS: Acidentalmente, guitarrista do Iron Maiden arremessa guitarra na plateia; assista

Agora quase 20 anos depois, eles 'prometem estarem melhores do que 1985', segundo uma entrevista para o portal G1. Com 16 álbuns de estúdios gravados, os britânicos apresentarão a turnê Legacy of the Beast, com uma produção cênica inédita na Cidade do Rock.