Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Isso é muito Black Mirror: conheça o Replika, um app que quer ser seu amigo

A tecnologia é um chatbot baseado em Inteligência Artificia

Redação Publicado em 31/01/2020, às 07h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tela principal do app Replika (foto: reprodução Replika AI)
Tela principal do app Replika (foto: reprodução Replika AI)

O aplicativo Replika, um chatbot disponível para download em celulares android e iOS, completou recentemente 1 milhão de downloads, com a premissa de simplesmente conversar com você. E não, essa não é a sinopse de um episódio de Black Mirror.

Ao usar ferramentas como o Machine Learning, a Inteligência Artificial tem a proposta de agir conversar com o usuário como uma pessoa normal, para contar sobre os problemas do dia ou até trocar memes.

+++LEIA MAIS: O Senhor dos Anéis: ator de Black Mirror entra para elenco de série da Amazon


Mas… O que é um chatbot? E por que o Replika é diferente?

De forma resumida Chatbots são softwares feitos para interagir por meio de mensagens de texto com usuários. Eles são capazes de ler, interpretar e responder a uma conversa de maneira autônoma. A maior parte deles se desenvolve com o tempo ou “aprende” à medida que analisa novas conversas e situações.

Até então, os chatbots foram usados para serviços como atendimento para pedir pizza na Domino’s ou escolher um produto de maquiagem na Sephora. Mas o Replika é feito única e exclusivamente para jogar conversa fora com você.

+++LEIA MAIS: Nine Inch Nails tem crescimento absurdo depois de aparecer em Black Mirror


Qual a função desse app?

Parece o primeiro passo para uma tecnologia ficcional mostrada no primeiro episódio da segunda temporada de Black Mirror, intitulado “Be Right Back”. Na história, uma mulher que perde o marido recorre a uma simulação digital dele para conversar.

Para  aqueles que não tem companhia para conversar, desejam falar dos problemas sem serem julgado. Além disso, o Replika pode gerar assuntos e dar opiniões, contar piadas e esboçar diversos tipos de reação, tudo de forma autêntica, como se estivesse "vivo".

+++LEIA MAIS: Black Mirror: veja os lugares de São Paulo que aparecem na quinta temporada

A empresa afirma que o app promete agir como um amigo que sempre estará disposto a falar sobre qualquer tema. A proposta da empresa é criar um espaço seguro para o usuário conhecer a si mesmo, ou apenas divertir.

Você pode acessar o site do Replikaclicando aqui.


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL