Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

It: A Coisa 2: 11 referências e easter eggs que você pode ter deixado passar

Filme do Clube dos Perdedores e do Pennywise estreou nos cinemas no dia 5 de setembro

Malu Rodrigues Publicado em 15/09/2019, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bill Skarsgard como Pennywise em It: A Coisa (Foto: Reprodução/Youtube)
Bill Skarsgard como Pennywise em It: A Coisa (Foto: Reprodução/Youtube)

SPOILERS: O texto a seguir contém spoilers sobre o filme It: A Coisa 2.

It: A Coisa 2 estreou nos cinemas no dia 5 de setembro com a promessa de revelar o que acontece 27 anos depois do primeiro encontro de Pennywise com o Clube dos Perdedores. Quem já conferiu ao filme pode ter saído da sala e já feito a lista com todas as referências e easter eggs que pegou durante o longa.

No entanto, toda a tensão e emoção de It pode ter feito você deixar passar todos esses detalhes. Você, por exemplo, encontrou referências às outras obras de Stephen King? Ou lembranças dos anos 1980? E notou uma decoração relembrando os barquinhos de Georgie?

+++ LEIA MAIS: Estreia de filme It: A Coisa 2 bate recorde nos cinemas brasileiros e dos EUA

O próprio diretor Andy Muschietti falou sobre o número de referências no longa em entrevista ao site canadense Toronto Sun: "Têm muitos...Só dê uma olhada. Em todo canto tem um easter egg”.

Com tantos detalhes, é normal ficar um pouco confuso depois de assistir ao filme arrepiante e emotivo.

+++ LEIA MAIS: Como um filme de terror, It: A Coisa 2 é uma ótima comédia [Análise]

Por isso, separamos 11 referências e easter eggs do novo filme do Clube dos Perdedores e do Pennywise que você pode ter perdido. Confira:

Stephen King

Quem prestou atenção reparou na pequena participação do criador do livro It. Stephen King apareceu como dono de um antiquário no novo filme do Pennywise.

+++ LEIA MAIS: It: A Coisa 2 tem aprovação de Stephen King: "ele amou", garante a produtora

Na cena ele contracenou com James McAvoy - intérprete da versão mais velha de Bill.


Andy Muschietti

Além de Stephen King, o diretor do longa Andy Muschietti também apareceu em uma das cenas de It. Ele surge no fundo de uma farmácia, enquanto Eddie (interpretado por James Ransone) compra alguns remédios.


O Iluminado e Christine

O longa do Clube dos Perdedores não deixou de fazer referências para outras obras de Stephen King. Uma delas é para O Iluminado.

Na cena do banheiro, na qual Beverly se esconde de Pennywise, o monstro tenta arrombar a porta do local. No mesmo momento ele diz “Here’s Johnny,” fala memorável do personagem de Jack Nicholson no filme baseado na obra de 1977.

+++ LEIA MAIS: Produtor de It: A Coisa vai adaptar novo livro de Stephen King

Em outra cena encontramos uma referência à Christine. Em um flashback, a versão mais nova de Eddie aparece vestindo uma camiseta estampada com um carro malvado. O detalhe deixa claro a ligação com o carro assassino do livro de Stephen King.


Tartaruga Maturin

No livro It, Pennywise não é o único ser sobrenatural no mundo. Stephen King também criou a tartaruga Maturin.

+++ LEIA MAIS: Stephen King diz que Stranger Things copiou ideias de It: A Coisa

Ela é um ser cósmico e a inimiga mortal do palhaço. Na obra, a tartaruga ajuda o Clube dos Perdedores a derrotar It.

Apesar de não ter sido adaptada para o filme, Maturin aparece como um easter egg. Durante um flashback com as versões mais novas de Beverly e Ben, podemos ver uma tartaruga de brinquedo. Ela poderia muito bem ser uma referência aos ser cósmico.


Adrian Mellon

Logo no começo do filme nos deparamos com a morte de Adrian Mellon. Toda a cena representa a influência de It nos habitantes da cidade de Derry mesmo quando ele está hibernando.

+++ LEIA MAIS: Por que Pennywise demora 27 anos para voltar a atacar em It: A Coisa 2?

Inclusive, é o homicídio que acorda Pennywise para mais um ciclo de maldades.


Esposa do Eddie

Quem é ligado nas escalações dos atores e lembra muito bem do primeiro filme deve ter reparado na esposa de Eddie. Se ela te pareceu semelhante, não é à toa.

A atriz Molly Atkinson apareceu nos dois longas, mas em papéis diferentes. Enquanto em Itela interpreta Sonia Kaspbrak, a mãe de Eddie, em It 2 ela interpreta a esposa do integrante do clube.

+++ LEIA MAIS: Beber tequila ajudou o diretor de It: A Coisa 2 a criar cena que não existe no livro

A grande referência é ao livro de Stephen King. Nele, a esposa é descrita como um reflexo da mãe de Eddie. Por isso as duas são interpretadas pela mesma atriz.


Crossover de gerações

Antes do filme It, existiu uma minissérie do Pennywise produzida em 1990. Nela, a versão jovem de Ben é interpretada por Brandon Crane.

+++ LEIA MAIS: Arlequina detona Pennywise de It: A Coisa em teaser vazado de Aves de Rapina [VÍDEO]

Além de aparecer no programa dos anos 1990, o ator também fez uma participação no novo filme. Ele é uma das pessoas que trabalham para versão do Ben de 2019.

O crossover não para por aí! Na minissérie, durante uma cena de perseguição, Pennywise grita "Kiss me fatboy!". A mesma fala foi retomada em It: A Coisa 2.


Troca de roupas

As mudanças de figurinos em It: A Coisa 2 são muito poucas. Assim que o Clube dos Perdedores chega na cidade de Derry, nenhum dos integrantes troca mais de roupa.

+++ LEIA MAIS: Coringa perde para It: A Coisa 2? Pesquisa mostra filmes mais aguardados de 2019 [LISTA]

No entanto, à medida que o filme passa o vestuário vai se desgastando.


Barcos do Georgie

No primeiro filme de Ité clara a ligação de Georgie com os barquinhos de papel. Na continuação, eles não deixam de serem lembrados.

+++ LEIA MAIS: It: A Coisa 2: ator de Pennywise enfeitou quarto da filha com pelúcias do palhaço

Em uma cena em um bar, toda a decoração do lugar é feita com o tema naval e com miniaturas de veleiros.


Branson Buddinger

A história da cidade de Derry no livro é toda contada no volume A History of Old Derry, escrito pelo historiador Branson Buddinger.

+++ LEIA MAIS: Cinema cria sessões de It: A Coisa 2 para pais e bebês e é criticado pela escolha

No filme, o personagem é relembrado durante as cenas com a versão mais velha de Mike. O integrante do Clube dos Perdedores faz as suas pesquisas na biblioteca da cidade e a obra composta pelo historiador aparece no longa.


Cultura Pop dos anos 1980 e 1990

It: A Coisa 2 é repleta de referências à cultura pop dos anos 1980 e 1990. A maioria delas aparece durante as cenas que envolvem o cinema da cidade de Derry.

Um dos filmes anunciados no estabelecimento é A Hora do Pesadelo 5(1989). Além disso, no mesmo local também podemos encontrar um pôster do jogo Street Fighter e do longa Mensagem Para Você (1999), estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan.

+++ LEIA MAIS: Bob Esponja homenageia It: A Coisa 2 em cartaz arrepiante; veja

Outro filme que aparece em Ité Os Garotos Perdidos. A referência ao longa de 1988 é mostrada no esconderijo dos Clube dos Perdedores por meio de um pôster.

A animação Thundercats (1985) aparece na camiseta de Eddie, enquanto a banda New Kids on the Block entra para a playlist de Ben.