Pulse

Jack Bruce, ex-baixista do Cream, morre aos 71 anos

Músico integrou o power trio com Eric Clapton e Ginger Baker

Redação Publicado em 25/10/2014, às 15h27 - Atualizado às 16h29

Jack Bruce
Divulgação

Jack Bruce, ex-baixista da banda Cream, morreu aos 71 anos. A informação foi divulgada neste sábado, 25, através da página oficial do músico no Facebook. A causa da morte, contudo, ainda não foi esclarecida.

A autobiografia de Clapton está na nossa lista das mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock.

Em comunicado publicado na página do artista na internet, a família dele falou sobre a morte. "É com grande tristeza que nós, a família de Jack, anunciamos a morte de nosso amado Jack: marido, pai, avô e lenda. O mundo da música será um lugar mais pobre sem ele, mas ele vive em sua música e eternamente em seus corações", diz o texto.

Ao lado de Eric Clapton e de Ginger Baker, Bruce integrou um dos trios mais importantes na história da música: o Cream. Formada na década de 1960, a banda fez sucesso com canções como "White Room", "SWLABR" e "Sunshine of Your Love" - todas compostas pelo baixista.

Considerado o primeiro supergrupo do rock, o Cream lançou quatro álbuns de estúdio - Fresh Cream, Disraeli Gears, Wheels of Fire e Goodbye - durante três anos de atividade. Em 1993, o trio se reuniu para a cerimônia de introdução ao Hall da Fama do Rock and Roll. Depois, em 2005, fez uma série de shows em Londres e em Nova York.

Conheça dez bichos de estimação que inspiraram o rock e o pop.

Após a separação do Cream em 1968, Bruce começou a carreira solo dele com o lançamento do disco Songs of a Tailor. Posteriormente, ele produziu mais de uma dúzia de álbuns ao longo dos últimos 45 anos. Silver Rails, o mais recente, chegou às lojas em março de 2014. "Eu gosto de aproveitar a minha vida. Eu estava com medo de fazer esse novo trabalho. Eu coloquei o meu corpo e a minha alma nele e estou muito feliz com o resultado", disse o baixista em entrevista à Rolling Stone EUA em abril deste ano.

Relançamentos:

A Universal Music promoverá o relançamento dos quatro discos de estúdio do Cream e dois álbuns ao vivo em novembro deste ano. Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce no melhor da forma deles, em vinil. A caixa, chamada Cream 1966-1972, trará seis LPs em alta qualidade e de 180 gramas e reproduções fieis às artes da época nas quais foram lançados. O anúncio, contudo, não revelou se os áudios foram remasterizados ou passaram por qualquer tipo de recuperação.

Dez grandes shows da história do Grammy.

O supergrupo formado por Clapton (guitarra), Bruce (baixo) e Baker (bateria) esteve junto por apenas três anos, de 1966 a 1968, embora o trio tenha se reunido esporadicamente nos anos seguintes. No par de anos em atividade, contudo, o grupo lançou três discos de estúdio: Fresh Cream (1966), Disraeli Gears (1967) e Wheels of Fire (1968). Já Goodbye chegou às lojas no ano seguinte à separação da banda.

Cream 1966-1972 será lançado no dia 24 de novembro. Veja, abaixo, a lista de faixas:

Fresh Cream

“N.S.U.”

“Sleepy Time Time”

“Dreaming”

“Sweet Wine”

“Spoonful”

“Cat”s Squirrel”

“Four Until Late”

“Rollin” and Tumblin”

“I”m So Glad”

“Toad”

Disraeli Gears

“Strange Brew”

“Sunshine of Your Love”

“World of Pain”

“Dance the Night Away”

“Blue Condition”

“Tales of Brave Ulysses”

“SWLABR”

“We”re Going Wrong”

“Outside Woman Blues”

“Take It Back”

“Mother”s Lament”

Wheels of Fire

“White Room”

“Sitting on Top of the World”

“Passing the Time”

“As You Said”

“Pressed Rat and Warthog”

“Politician”

“Those Were the Days”

“Born Under a Bad Sign”

“Deserted Cities of the Heart”

“Crossroads” (live)

“Spoonful” (live)

“Traintime” (live)

“Toad” (live)

Goodbye

“I”m So Glad”

“Politician”

“Sitting on Top of the World”

“Badge”

“Doing That Scrapyard Thing”

“What a Bringdown”

Live Cream

“N.S.U.”

“Sleepy Time Time”

“Lawdy Mama”

“Sweet Wine”

“Rollin” and Tumblin”

Live Cream Volume II

“Deserted Cities of the Heart”

“White Room”

“Politician”

“Tales of Brave Ulysses”

“Sunshine of Your Love”

“Steppin” Out”