Jack White doa US$ 200 milhões a instituição de preservação de história sonora

Foi a primeira doação recebida pela nova Fundação Nacional de Preservação à Gravação dos Estados Unidos

Rolling Stone EUA Publicado em 29/07/2013, às 12h52 - Atualizado às 12h59

Jack White
AP

Jack White doou US$ 200 milhões à Fundação Nacional de Preservação à Gravação dos Estados Unidos, uma organização que se dedica a resguardar a história sonora gravada do país. A doação do guitarrista é a primeira recebida pelo grupo, segundo noticiou o site da revista Billboard.

Perfil: o estranho mundo de Jack White.

“Com essa contribuição, podemos agora ter uma estrutura básica e iniciar o plano de preservação – e dar nossas primeiras contribuições. Estamos comprometidos a fazer isso imediatamente, e certamente nos próximos meses”, disse o diretor executivo Gerald Seligman.

A Fundação Nacional de Preservação à Gravação (National Recording Preservation Foundation), estabelecida como componente do Ato Nacional de Preservação, é um órgão independente e sem fins lucrativos vinculado à Biblioteca do Congresso. A missão do grupo é apoiar bibliotecas, arquivos e instituições culturais na missão de preservar gravações de rádio, música e afins.

Jack White, além de financiar o projeto, também faz parte do conselho administrativo e o executivo Sam Brylawski acredita que sua influência vai inspirar outros nomes da indústria a contribuir para “ajudar a garantir que estejamos aptos a preservar e deixar acessível o conteúdo recente e histórico”.