Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jack White e Elton John recriam sessão de gravação dos anos 1920 em trailer de série documental

Nas, Taj Mahal, Alabama Shakes e Willie Nelson, entre outros, também aparecem na série e no filme de acompanhamento de American Epic

Rolling Stone EUA Publicado em 19/04/2017, às 11h55 - Atualizado às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jack White e Elton John em cena do trailer da série documental (e filme de acompanhamento) <i>American Epic</i> - Reprodução/Vídeo
Jack White e Elton John em cena do trailer da série documental (e filme de acompanhamento) <i>American Epic</i> - Reprodução/Vídeo

Jack White, Elton John, Nas, Taj Mahal e outros vão explorar e recriar um dos momentos mais cruciais na história da música norte-americana em uma nova série documental de três partes, American Epic, e em um longa-metragem, The American Epic Sessions.

American Epic, que estreou no último festival de cinema de Sundance, vai ser exibido nos Estados Unidos pelo canal PBS nos dias 16, 23 e 30 de maio. Já o filme de acompanhamento, American Epic Sessions, passará no mesmo canal, só que no dia 6 de junho. Uma vasta trilha sonora, American Epic Sessions, sairá em 12 de maio pelos selos Third Man Records, Legacy Recordings e Columbia.

American Epic cobre um período de mudança monumental para a indústria musical. No trailer, o diretor Bernard MacMahon explica: nos anos 1920, as gravadoras temiam que o rádio se tornasse peça dominante na indústria, então eles rodaram o país com o primeiro equipamento elétrico de gravação em busca de novos artistas e mercados.

Ainda que nenhuma dessas máquinas primitivas tenha sobrevivido ao longo dos anos, o engenheiro de som Nicholas Bergh foi capaz de recriar uma delas a partir das partes originais. O equipamento desenvolvido por ele foi usado para gravar toda a música do filme complementar, The American Epic Sessions.

“Algumas das pessoas que foram simplesmente heróis incríveis para mim gravaram pela primeira vez em uma dessas máquinas nos anos 1920”, diz Taj Mahal no trailer (assista abaixo). “Poder voltar tanto assim e entrar neste portal novamente, nesta vida, é fenomenal!”.

White e o produtor T. Bone Burnett comandaram The American Epic Sessions, que terá performances de Alabama Shakes, Beck, Avett Brothers, Los Lobos, Willie Nelson, Merle Haggard, Steve Martin, Edie Brickell, Rhiannon Giddens, Raphael Saadiq e mais. A trilha sonora, com mais de 100 músicas, contará com uma mistura destas novas gravações, assim como gravações de arquivo dos anos 1920 e 1930.

Assista ao trailer de American Epic.