Jack White lançará single solo

Faixa foi composta para o doc A Todo Volume, com White, Jimmy Page e The Edge

Da redação Publicado em 05/08/2009, às 10h59

Com o anúncio de novo single, "Fly Farm Blues", pela carreira solo, Jack White confirma a fama de hiperativo na cena musical.

Prevista para sair em 11 de agosto, a faixa foi composta, a pedido do diretor Davis Guggenheim, para a trilha do documentário A Todo Volume, que deve sair em outubro por aqui. O envolvimento da metade masculina do White Stripes não parou por aí. Para contar a história da guitarra elétrica, o cineasta, que tem no currículo docs como Uma Verdade Inconveniente (2005) e A Mother's Promise: Barack Obama Bio Film (2006), convocou White, Jimmy Page, do Led Zeppelin, e The Edge, do U2.

Nos Estados Unidos, o filme entra em cartaz também neste mês. Uma das cenas promete: White fazendo uma guitarra a partir de garrafa de coca-cola e um pedaço de madeira. Confira o trailer aqui.

O single de "Fly Farm Blues" sairá pelo selo de White, o Third Man Records. A princípio, serão dois formatos: vinil de sete polegadas e digital, via iTunes. Para ter em mente: há dois meses, ele expressou a vontade de lançar álbum solo até o final de 2009 - isso porque prometeu entrar em estúdio com Meg White também no final do ano, para gravar o novo álbum do duo.

Em comunicado à imprensa, White - que, além do White Stripes, toca no Raconteurs e no Dead Weather - se mostrou atarefado, ainda, no cargo de produtor. São duas faixas produzidas para a Transit, banda formada por funcionários do metrô da cidade norte-americana Nashville (sede do Third Man Records); e outras duas para Dan Sartain, músico de Alabama inclinado ao rockabilly.

Além de A Todo Volume, White tem outras pretensões cinematográficas: vem aí um doc sobre turnê do White Stripes pelo Canadá, em 2007.