James Cameron acha um absurdo Star Wars ter perdido Oscar para uma comédia em 1978

O cineasta acredita em preconceito da Academia com filmes de ficção científica

Redação Publicado em 29/10/2020, às 19h07

None
James Cameron (Foto: Willy San Juan / Invision / AP)

Star Wars é uma das sagas mais populares de Hollywood, mas a Academia nem sempre gostou dos longas. Os filmes da franquia receberam diversos prêmios, mas, em 1978, o Oscar de Melhor Filme foi para a comédia romântica Annie Hall, de Woody Allen - e James Cameron não ficou nem um pouco feliz. As informações são do Cheatsheet.

+++ LEIA MAIS: Leia Organa seria a última Jedi de Star Wars, revela irmão de Carrie Fisher

De acordo com o IndieWire, o cineasta acredita que a vitória do filme de Allen representa  uma forma de preconceito da Academia com a produção de ficção científica: “Pode-se interpretar o triunfo de Annie Hall sobre uma galáxia muito, muito distante no Oscar de várias maneiras. É fácil ver isso como um exemplo de elites que desprezam o entretenimento popular”, disse Cameron.

O cineasta de sucessos como Avatar e Exterminador do Futuro continuou: “A primeira vez que notei isso foi quando eu era apenas um fã de cinema e não um praticante ainda, quando Star Wars, que para mim foi o filme de ficção científica definitivo de sua época … Perdeu para Annie Hall. Esta pequena história de relacionamento fofa e Star Wars. O que diabos vocês estão pensando?”

+++LEIA MAIS: Novo Exterminador do Futuro é uma sequência direta do filme de 1991, diz James Cameron

“Todos os filmes são um artifício. Os filmes são naturalmente artificiais. A verdade está por trás do artefato, ela é a conexão com o público. A ficção científica pode fazer isso como qualquer outro gênero”, explicou.

“Isso me deixa louco todo ano. Há ficção científica que segue as regras do bom drama e que é importante conceitualmente e que diz algo sobre a nossa sociedade e que tem ótimos personagens. A Academia simplesmente tem um ponto cego sobre isso. Eles vão premiar com coisas técnicas, mas não com as coisas reais, não com a atuação”, concluiu o diretor.

++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ BK' | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL