Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

James Cameron acha um absurdo Star Wars ter perdido Oscar para uma comédia em 1978

O cineasta acredita em preconceito da Academia com filmes de ficção científica

Redação Publicado em 29/10/2020, às 19h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
James Cameron (Foto: Willy San Juan / Invision / AP)
James Cameron (Foto: Willy San Juan / Invision / AP)

Star Wars é uma das sagas mais populares de Hollywood, mas a Academia nem sempre gostou dos longas. Os filmes da franquia receberam diversos prêmios, mas, em 1978, o Oscar de Melhor Filme foi para a comédia romântica Annie Hall, de Woody Allen - e James Cameron não ficou nem um pouco feliz. As informações são do Cheatsheet.

+++ LEIA MAIS: Leia Organa seria a última Jedi de Star Wars, revela irmão de Carrie Fisher

De acordo com o IndieWire, o cineasta acredita que a vitória do filme de Allen representa  uma forma de preconceito da Academia com a produção de ficção científica: “Pode-se interpretar o triunfo de Annie Hall sobre uma galáxia muito, muito distante no Oscar de várias maneiras. É fácil ver isso como um exemplo de elites que desprezam o entretenimento popular”, disse Cameron.

O cineasta de sucessos como Avatar e Exterminador do Futuro continuou: “A primeira vez que notei isso foi quando eu era apenas um fã de cinema e não um praticante ainda, quando Star Wars, que para mim foi o filme de ficção científica definitivo de sua época … Perdeu para Annie Hall. Esta pequena história de relacionamento fofa e Star Wars. O que diabos vocês estão pensando?”

+++LEIA MAIS: Novo Exterminador do Futuro é uma sequência direta do filme de 1991, diz James Cameron

“Todos os filmes são um artifício. Os filmes são naturalmente artificiais. A verdade está por trás do artefato, ela é a conexão com o público. A ficção científica pode fazer isso como qualquer outro gênero”, explicou.

“Isso me deixa louco todo ano. Há ficção científica que segue as regras do bom drama e que é importante conceitualmente e que diz algo sobre a nossa sociedade e que tem ótimos personagens. A Academia simplesmente tem um ponto cego sobre isso. Eles vão premiar com coisas técnicas, mas não com as coisas reais, não com a atuação”, concluiu o diretor.

++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ BK' | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL