James Cameron pode dirigir filme sobre bomba atômica

Cineasta comprou os direitos para adaptação do livro The Last Train to Hiroshima: The Survivors Look Back aos cinemas; obra fala sobre sobreviventes das bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki

Da redação Publicado em 08/01/2010, às 17h25

James Cameron está com mais um novo projeto à vista. Segundo o site da revista Variety, o diretor comprou os direitos do livro The Last Train to Hiroshima: The Survivors Look Back, do escritor Charles Pellegrino, para adaptar para o cinema a história sobre os sobreviventes da explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, em 1945.

Além de ter adquirido os direitos do livro, enquanto estava no Japão para promover o longa-metragem Avatar, Cameron pediu à 20th Century Fox um dia de folga, em 22 de dezembro, para visitar Tsutomu Yamaguchi - a única vítima oficialmente reconhecida como sobrevivente das bombas que atingiram as cidades citadas, durante a Segunda Guerra Mundial. Yamaguchi faleceu na última segunda, 4, aos 93 anos, vítima de câncer no estômago.

Não se sabe se a Fox está envolvida no projeto ou quando ele começará a ser realizado. O livro The Last Train to Hiroshima: The Survivors Look Back será lançado nos Estados Unidos em 19 de janeiro.

Entre os outros trabalhos em desenvolvimento, Cameron está na produção do remake 3D do filme Viagem Fantástica. O script do filme original, de 1966, dirigido por Richard Fleischer, deu origem a um livro do escritor russo Isaac Asimov, lançado pouco depois do filme.

Avatar no topo

James Cameron tem colhido os frutos do sucesso mundial de Avatar: o filme, que apresenta recursos inéditos de tecnologia 3D, já arrecadou cerca de US$ 1,03 bilhão nas telonas ao redor do globo, segundo a distribuidora 20th Century Fox. Em menos de um mês em cartaz, o filme se tornou a quarta maior bilheteria da história do cinema.