James Cameron quer publicar livro que conta história de Avatar

Primeiro romance do diretor deve chegar às lojas no final de 2010, revelou o produtor Jon Landau

Da redação Publicado em 17/02/2010, às 12h52

Avatar: história dos personagens, anterior ao filme, deve ser contada em livro
Reprodução

O produtor do filme Avatar, Jon Landau, revelou a MTV dos EUA que o diretor James Cameron deve publicar um livro ambientado no universo do longa-metragem. Desta vez, Cameron quer contar, no formato de romance, a história que se passa antes do filme.

"Seria algo sobre a história de Avatar, mas aprofundaria muito mais em aspectos que não tivemos tempo de contar no longa - como sobre o Programa Avatar coordenado pela Dra. Grace Augustine [personagem de Sigourney Weaver]; a explicação de como Jake [Sam Worthington] foi parar na Terra; a morte de Tommy, o irmão de Jake; e sobre como surgiu o Coronel Quaritch [Stephen Lang]", explicou Landau.

Apesar de Cameron ter uma vasta experiência em escrever roteiros, como os dois primeiros da franquia O Exterminador do Futuro e Titanic, o livro sobre Avatar marcaria sua estreia no campo dos romances. A publicação também seria algo incomum, já que é mais natural o surgimento de filmes a partir de romances, e não o contrário.

Avatar se passa no ano de 2154, no planeta Pandora, habitado pela raça humanóide Na'vi. Quando os terráqueos chegam ao planeta, cabe a um fuzileiro naval, vítima de ferimentos de guerra, explorar o território. Para se infiltrar, ele assume um avatar, por meio de tecnologia que transplanta mentes humanas a corpos alienígenas.

O livro sobre Avatar provavelmente não terá versão cinematográfica e deve chegar às lojas no final deste ano.