Jason Becker, guitarrista portador de ELA, lança crowdfunding para novo álbum

A campanha hospedada no site Indiegogo pretende arrecadar até US$ 75 mil

Redação Publicado em 08/10/2016, às 11h30 - Atualizado em 09/10/2016, às 11h42

Jason Becker
Reprodução/Site oficial

O guitarrista Jason Becker está arrecadando dinheiro através de financiamento coletivo para lançar um futuro álbum com composições dele. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica – doença degenerativa e incapacitante, ainda sem cura – no início dos anos 1990, ele perdeu gradualmente o movimento das pernas, dos braços e da fala. No entanto, Becker ainda compõe e se comunica por meio de um painel com letras elaborado pelo pai dele.

O álbum contará com a participação de gente como Joe Satriani, Jeff Loomis (Arch Enemy, ex-Nevermore), Chris Broderick (Act of Defiance, ex-Megadeth), Gus G. (Firewind, Ozzy Osbourne), Steve Morse e Trevor Rabin (ex-Yes). Becker pretende arrecadar US$ 75 mil e lançar o disco via Indiegogo.

Assista abaixo ao vídeo de divulgação da campanha.

Becker foi guitarrista revelação em 1990, segundo a revista especializada Guitar Magazine, e chegou a substituir Steve Vai no disco A Little Ain't Enough, trabalho solo de David Lee Roth. Tinha tudo para ser um músico extremamente respeitado e, principalmente, reconhecido. Ele começou cedo a tocar guitarra e, ao lado de Marty Friedman (que mais tarde tocou no Megadeth), começou a traçar seu próprio caminho com o projeto Cacophony no final dos anos 80.

Logo depois de substituir Vai no disco de Roth, Becker estava prestes a receber o devido crédito pelo seu talento, mas no mesmo ano em que gravou A Little Ain't Enough, Becker foi diagnosticado com a Doença de Lou Gehrig, também conhecida como ELA — esclerose lateral amiotrófica. Depois do diagnóstico, médicos disseram que o guitarrista teria apenas mais 5 anos de vida, mas, quase 30 anos depois, Becker supera expectativas.