Jay-Z e Kanye West poderão sofrer processo por faixa de Watch the Throne

Em “The Joy”, dupla usou sample não autorizado de canção do artista soul Syl Johnson

Redação Publicado em 29/08/2011, às 11h30 - Atualizado às 11h43

Kanye West e Jay-Z poderão sofrer processo por sample não autorizado
Foto: AP

Jay-Z e Kanye West poderão enfrentar um processo pelo uso não autorizado de um dos samples no álbum Watch the Throne. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil - na íntegra e gratuitamente!

O disco foi lançado pela dupla no início do mês de agosto. A faixa “The Joy”, além de contar com um sample de Curtis Mayfield ("The Makings of You (Live)"), traz trechos de “Different Strokes”, do cantor de soul Syl Johnson (datada de 1967), que alega não ter sido procurado para liberar a faixa. “Island Def Jam parece achar que Syl não tem forças pra brigar”, disse a Numero Group, gravadora que cuida das canções e que representa Johnson.

A Numero Group percebeu o sample não autorizado quando a faixa havia saído online no final do ano passado. Apesar da gravadora não ser responsável pela publicação de “Different Strokes”, foram eles que procuraram a Def Jam em nome de Johnson para negociar a questão do sample. O contrato, contudo, nunca foi adiante e a Def Jam parou de retornar as ligações.

“Perdemos cerca de cinco meses tentando receber o pagamento e nosso advogado nos recomendou que nós não entrássemos com processo, já que a canção não estava de fato sendo vendida”, disse a gravadora. “Eventualmente, Kanye acabaria pegando alguma outra coisa do catálogo e conseguiríamos o dinheiro de Syl.”

Johnson ligou para a Numero Group depois de se dar conta do trecho de sua canção em “The Joy”. Não só a Def Jam acabou não pagando o artista, como, segundo alega a Numero Group, “os créditos também nos colocam como responsáveis pela publicação da faixa, o que, claro, não somos. Qualquer pesquisa básica no Broadcast Music, Inc. mostraria”.