Jay-Z está sendo processado por causa de sample em "Big Pimpin'"

Família do egípcio que escreveu a música original não aceitou as mudanças feitas pelo rapper no material

Rolling Stone EUA Publicado em 07/03/2012, às 17h01 - Atualizado às 17h26

Jay-Z
AP

Jay-Z está enfrentando um sério desafio jurídico no que diz respeito aos direitos de um sample que fez em seu hit de 2000 "Big Pimpin'". De acordo com o site da revista Billboard, o sobrinho do compositor egípcio Baligh Hamdy está perto de levar o rapper para o tribunal, afirmando que ele arruinou a música "Khosara, Khosara", de autoria do tio dele, e que sua família não foi compensada devidamente pelo uso do tema instrumental principal no sucesso de Jay-Z.

Alguns músicos egípcios tentaram obter autorização para samplear "Khosara, Khosara", mas não conseguiram. Boa parte da ação está baseada em leis de direitos autorais do Egito que dão direitos financeiros de posse aos autores sobre a obra, além da habilidade de controlar o que acontece com o material. Apesar da canção ter sido licenciada para Jay-Z, a família de Hamdy diz que o rapper mutilou o original.

Osama Ahmed Fahmy, sobrinho de Hamdy, está tentando conseguir faturar uma parcela dos lucros ganhos por Jay-Z em cima da faixa entre 2007, quando o processo começou, e agora, incluindo uma porção do que ele arrecadou em shows.