Jay-Z prepara série documental sobre assassinato de Trayvon Martin, jovem morto em 2012 na Flórida; assista ao trailer

Rest in Power: The Trayvon Martin Story será dividida em seis partes e terá depoimentos dos pais da vítima

Rolling Stone EUA Publicado em 04/07/2018, às 11h30 - Atualizado às 14h12

Jay-Z
Mark VonHolden/Invision for HTC/AP

O assassinato do jovem Trayvon Martin e toda a movimentação e debate ao redor dos direitos humanos que isso gerou inspirou a produção da série documental Rest in Power: The Trayvon Martin Story, produzida pelo magnata do rap Jay-Z. Dividida em seis partes, a história será exibida pelo canal norte-americano BET a partir de 30 de julho.

O trailer abre com uma colagem sonora de ligações à polícia, retratando o tiroteio ocorrido no dia 26 de fevereiro de 2012, em Sanford, no estado da Flórida. A primeira voz é de Tracy Martin, pai de Trayvon, declarando o sumiço do filho. A segunda voz a ser ouvida é de George Zimmerman, contando aos policiais que há “um cara muito suspeito” no bairro onde mora. A terceira voz é supostamente de um vizinho, comunicando a discussão entre Zimmerman e o jovem Martin, na qual é possível ouvir o menino gritando ao fundo.

A agitação resultou na morte do garoto negro de 17 anos. Zimmerman teve as acusações de assassinato retiradas devido à controversa lei “stand your ground” (que basicamente ausenta de culpa qualquer pessoa que mate outra simplesmente por sentir que sua vida está em risco ou se sentir ameaçada), vigente na Flórida desde 2005.

A repercussão do caso e todo o movimento ativista contra o racismo que emergiu em seguida, assim como a absolvição do atirador, serão abordadas na série, que também contará com depoimentos dos pais do jovem.

Assista ao trailer abaixo.