Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jimi Hendrix não é culpado pela chegada de periquitos em Londres; entenda

Há alguns anos, uma lenda urbana surgiu em torno da figura do icônico guitarrista de ter sido responsável pela chegada dos animais no país

Redação Publicado em 12/12/2019, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix (Foto 1: AP) e Periquito-de-colar (Psittacula krameri) (Foto 2: Christophe Geyres/Sipa USA /Sipa via AP Images)
Jimi Hendrix (Foto 1: AP) e Periquito-de-colar (Psittacula krameri) (Foto 2: Christophe Geyres/Sipa USA /Sipa via AP Images)

Há alguns anos, uma lenda urbana surgiu em torno da figura do icônico guitarrista Jimi Hendrix. O músico foi apontado como o responsável pela chegada dos periquitos tropicais na Grã-Bretanha. Mas um novo estudo, publicado nesta quinta, 12, pelo Journal of Zoology, confirma que os pássaros foram avistados pela primeira vez no país em 1855. 

Em 2016, a Sociedade Real para a Proteção das Aves da Grã-Bretanha (RSPB, na sigla em inglês) levantou a existência de mais de 8,5 mil casais de periquitos em idade reprodutiva em todo o país. E o rumor alegava de que o ícone do rock foi responsável por trazer o primeiro par de passáros para Londres. 

+++ LEIA MAIS: A vida de Jimi Hendrix: como o jovem James se tornou o gênio da guitarra

Especialistas acreditam que a população de periquitos aumentou depois que os pássaros escaparam de casas danificadas durante Grande Tempestade da Grã-Bretanha de 1987. Alguns também afirmam que muito dos animais foram libertados após um surto de "febre do papagaio" em 1929, 1930 e 1952. 

+++ LEIA MAIS: Eddie Vedder e Red Hot Chili Peppers se juntam no palco para tocar Jimi Hendrix e Prince

Apesar de serem nativos da Ásia, os periquitos agora são uma figura comum nos bairros do Reino Unido. 

Steven Le Comber, que liderou o estudo da Universidade Queen Mary de Londres, disse: “As lendas divertidas relacionadas às origens dos periquitos do Reino Unido provavelmente não vão desaparecer tão cedo."

"Mas a nossa pesquisa encontrou evidências que provam a crença da maioria dos ornitólogos - a disseminação de periquitos no Reino Unido é provavelmente uma consequência desses episódios [citados acima] e não tem nada a ver com acrobacias publicitárias de músicos ou estrelas de cinema", acrescentou. 

+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'