Jimmy Page teve ajuda dos fãs do Led Zeppelin no relançamento dos discos do grupo

O guitarrista disse a Jimmy Fallon que consultou alguns fãs para ter certeza de que o material não havia sido lançado anteriormente

Rolling Stone EUA Publicado em 22/05/2014, às 15h32 - Atualizado às 17h28

Galeria led Zeppelin 06 - Demônio
AP

Jimmy Page foi ao The Tonight Show, de Jimmy Fallon, nesta quarta, 21, para falar sobre os relançamentos de Led Zeppelin, Led Zeppelin II e Led Zeppelin III. Depois que Fallon revelou que achou o primeiro disco do Zeppelin no meio do mato, os dois conversaram sobre as tracklists e todos os desafios que Page teve para montar os longos relançamentos.

Robert Plant descarta a ideia de uma turnê do Led Zeppelin: “Eu não faço parte de uma jukebox”.

Além das remasterizações dos álbuns, Page escavou a própria coleção de discos para criar discos de compilações dos álbuns originais. “Isso é uma pequena porta de entrada, então você tem uma dimensão maior do que estava acontecendo naquela época”, disse Page.

Para ter certeza de que incluiu o material mais original, Page apontou como ajudantes algumas pessoas improváveis: fãs do Led Zeppelin que ele achou na internet. “Era uma questão de saber se alguma coisa daquele material foi liberada ao longo dos anos – não o que eu tinha em casa, mas um certo material do estúdio que vazou, saiu em bootleg”, explicou Page. “Então, quando comecei a ouvir todas aquelas fitas analógicas – e levou centenas de horas para fazer isso – eu simplesmente queria ter certeza de que o que eu tinha não havia saído em bootleg. Tive que checar com algumas pessoas que eu conhecia.”

Jimmy Page afirma que está escrevendo novas músicas: “Tenho bastante material”.

Os relançamentos em vinil de Led Zeppelin I, II e III chegam às prateleiras em 3 de junho. Se você não teve a chance de entrar no site de Page, quando ele deu prévias do material inédito, pode saciar a expectativa com alguns pedaços de canções que estão no teaser ou com a tracklist dos relançamentos aqui.

Apesar dos novos relançamentos – que continuarão e, eventualmente, chegarão a todos os discos do Led Zeppelin – a banda não tem planos de se reunir para uma apresentação ao vivo. “Uma turnê seria uma miscelânea de interesses e seria a essência de tudo que não presta em grandes shows de rock”, disse Robert Plant à Rolling Stone EUA. “Nós estávamos cercados por um circo de pessoas que tocariam fogo em nossas almas. Eu não sou parte de uma jukebox!”

Veja abaixo: