Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

JK Rowling desmente boato sobre onde escreveu Harry Potter: ‘Nunca estive nessa livraria’

Diversos estabelecimentos são anunciados como "berço" da saga ou fonte de inspiração da autora - mas nem todos são verdade

Redação Publicado em 22/05/2020, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harry Potter e a Pedra Filosofal (Foto: Reprodução)
Harry Potter e a Pedra Filosofal (Foto: Reprodução)

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, desmentiu um boato sobre o local onde a história do bruxo órfão surgiu. Muitos estabelecimentos na Europa usam o nome da saga como parte do marketing, e alguns alegam ser “o berço” de Harry Potter.

A cafeteria The Elephant House, em Edimburgo, na Escócia, anuncia aos transeuntes que se trata do local onde a história nasceu. No interior do estabelecimento, há uma placa informativa sobre como a vista do local, de onde o Castelo de Edimburgo é visível, inspirou muitos escritores. Na página da Wikipédia sobre a autora, o café é citado como o local onde JK escreveu Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro da saga literária.

+++ LEIA MAIS: Harry Potter: 5 vezes que Dumbledore foi o bruxo mais irresponsável do mundo mágico [LISTA]

Ao ser questionada no Twitter, JK explicou como o local se autoproclamou o “berço” da história. “Estava pensando em colocar uma seção no meu site sobre todas as supostas inspirações e locais de nascimento de Potter. Eu já escrevia Potter há vários anos antes de colocar os pés neste café, então não é o local de nascimento”, escreveu.

Apesar de não ser o local onde tudo começou, de fato, o estabelecimento não mentiu completamente. “Mas eu escrevi lá, então os deixaremos de fora [da lista]”, continuou JK. Outro local conhecido e frequentado pelos fãs da saga, a livraria Lello, em Portugal, é chamado de “a livraria de Harry Potter” por ter sido, supostamente, a fonte da inspiração para a livraria de Hogwarts.

+++ LEIA MAIS: Astro de Harry Potter, Tom Felton sonha em interpretar Draco Malfoy novamente

A Lello Books possui uma decoração grandiosa e a escadaria teria inspirado JK, mas a britânica desmentiu. “Por exemplo, nunca visitei esta livraria em Porto. Nem sabia da existência! É linda e eu gostaria de ter visitado, mas não tem nada a ver com Hogwarts”, concluiu JK.

O local onde a autora realmente escreveu a primeira palavra para o livro foi no apartamento alugado na época, e a ideia surgiu durante uma viagem de trem entre Manchester e Londres.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE