Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

J.K. Rowling recebe ameaças nas redes sociais e é defendida pela Warner Bros.

Criadora do universo de Harry Potter, J.K. Rowling foi ameaçada após declarar apoio ao escritor Salman Rushdie. Entenda a polêmica

Redação Publicado em 18/08/2022, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
J.K. Rowling em tapete vermelho (Foto: Getty Images)
J.K. Rowling em tapete vermelho (Foto: Getty Images)

Na última sexta-feira, 12, o autor Salman Rushdie foi atacado antes de uma palestra e, em suas redes sociais, a escritora J.K. Rowling se solidarizou com o ocorrido. Mais tarde, no entanto, a criadora do universo de Harry Potter começou a receber ameaças online e, agora, a Warner Bros. Discovery partiu em sua defesa.

A recente polêmica começou na última semana, depois que Salman Rushdie, de 75 anos, foi atacado com facadas em Nova York, nos Estados Unidos. Abalada com a situação, J.K. Rowling comentou o ocorrido em suas redes sociais, declarando apoio ao autor e afirmando estar preocupada com seu estado de saúde.

+++LEIA MAIS: Autor Salman Rushdie é esfaqueado antes de palestra nos Estados Unidos

O problema é que, já envolvida em diversas polêmicas após suas críticas à comunidade LGBTQIA+, J.K. Rowling começou a receber ameaças pela internet. Em seu Twitter, por exemplo, a escritora compartilhou uma das mensagens que recebeu e pediu ajuda para a polícia. No texto, a pessoa havia ameaçado a vida de Rowling: "Você será a próxima”.

Foi então que a Warner Bros. entrou em cena, partindo em defesa da autora. Afirmando acreditar na liberdade de expressão e no “discurso pacífico”, o grupo declarou apoio “àqueles que falam sobre suas ideologias em público”.

+++LEIA MAIS: Jogo de Quadribol tem nome alterado para se desvincular de J.K. Rowling

A Warner Bros. Discovery condena veemente as ameaças feitas contra J. K. Rowling”, afirmou o estúdio. “Estamos do lado dela e de outros autores, contadores de história e criadores que, corajosamente, expõem sua criatividade e suas opiniões.”

Em seguida, a Warner ainda comentou o ataque sofrido pelo autor na última semana. “Nossos pensamentos estão com Salman Rushdie e sua família depois do ato de violência em Nova York”, afirmou a nota oficial. “A empresa condena fortemente qualquer tipo de ameaça, violência ou intimidação quando opiniões, crenças e pensamentos divergem.”

+++LEIA MAIS: J.K. Rowling zomba de publicação em prol da comunidade LGBTQ+; entenda


O ataque contra Rushdie

Famoso por seus romances, Salman Rushdie foi atacado na última sexta-feira, 12, por volta das 10h30 da manhã no horário local. Após o ocorrido, o escritor foi rapidamente socorrido e, com diversas facadas espalhadas pelo corpo, incluindo na área do pescoço, foi levado às pressas para o hospital. Aos 75 anos, segue internado em estado grave.

Rushdie atualmente vive sob guarda policial do Reino Unido, depois que se tornou um alvo das autoridades iranianas em 1988. Naquele ano, o autor lançou Os Versos Satânicos, um romance de fantasia que, para a fé islâmica, é considerado ofensivo a Maomé.

Quando a obra foi divulgada, inclusive, o então aiatolá Ruhollah Khomeini chegou a defender a ideia de que o autor deveria ser morto, de acordo com a Folha. Em 1989, então, um atentado contra a vida de Rushdie acabou fracassando e, mais tarde, a perseguição ao escritor foi mantida pelas autoridades religiosas do Irã, em 2005.

+++LEIA MAIS: Indireta à J.K. Rowling? Fala de Emma Watson no BAFTA 2022 chama atenção do público; entenda