Joan Jett: 40 anos do disco de estreia solo da lenda do rock

Depois de sair da The Runaways, a artista não deixou de brilhar na música

Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 31/10/2020, às 10h00

None
Joan Jett (Foto: Charles Sykes/Invision for Clio Awards/AP Images)

Há 40 anos, Joan Jett lançava o primeiro disco de estúdio solo, depois de sair da banda The Runaways. Intitulado com o mesmo nome da cantora, o álbum trouxe alguns dos hits mais conhecidos da carreia dela. 

"Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah)", "You Don't Own Me" e "Let Me Go", por exemplo, fazem parte do disco icônico. Fora do grupo de rock dos anos 1970, Joan Jett revelou como tinha potência para continuar como artista solo.

+++ LEIA MAIS: Pioneiras do rock: conheça as mulheres que ajudaram a criar o estilo nos anos 1950

"Bad Reputation" também foi introduzida ao mundo nesse projeto. Nos anos 1980, a faixa se tornou um hino do punk rock feminino. Nas décadas seguintes, não deixou de fazer sucesso: foi a música tema da série Freaks and Geeks; e ganhou covers feitos por Avril Lavigne e outros artistas.

+++ LEIA MAIS: 50 anos sem Janis Joplin: os 7 maiores sucessos, e 7 músicas esquecidas que valem a pena ouvir [PLAYLIST]

Com Joan Jett, a cantora de hard rock se consolidou na estrada solo dentro da indústria musical. Curiosamente, o disco solo de 1980 foi originalmente auto-lançado. A artista e o produtor Kenny Laguna fizeram as gravações de forma independente. Depois, eles tentaram vender o trabalho para diversas marcas, mas foram rejeitados por todos. Em 1981, ele o disco seria reemitido pela Boardwalk Records com o título Bad Reputation, em referência ao principal single do projeto.

+++ LEIA MAIS: 9 discos para entender o metal que completam 50 anos em 2020: Led Zeppelin, Black Sabbath e mais

Com influências desde o rock clássico dos anos 1950 e 1960, até o glam rock e o new wave, Joan Jett, posteriormente Bad Reputation, alcançou o número 51 na Billboard 200. Em 2005, a Rolling Stone EUA incluiu o disco na 36º posição na lista dos '50 Álbuns mais legais de todos os tempos'.

Ao celebrar os 40 anos do projeto, percebemos como ele se tornou um clássico do rock e deu início à brilhante carreira de Joan Jett fora da The Runaways. Depois de lançar o álbum, ela explorou a estrada solo, ao mesmo tempo que formou o The Blackhearts, com o qual ela regravou algumas músicas do então Bad Reputation.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes 


+++ XAMÃ: ‘SE VOCÊ NÃO SENTE NADA COM UMA MÚSICA, É PORQUE TEM ALGUMA COISA ERRADA' | ROLLING STONE BRASIL