Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

João Carlos Martins, pianista e maestro renomado, ganha exposição em São Paulo

João Carlos Martins: 80 Anos de Música terá estreia no Centro Cultural Fiesp, em 16 de junho, com entrada gratuita

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 16/06/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Carlos Martins: 80 Anos de Música (Foto: Divulgação)
João Carlos Martins: 80 Anos de Música (Foto: Divulgação)

Um dos maiores pianistas da música brasileira e um dos maiores intérpretes de Bach do Século XX, João Carlos Martins ganhará a exposição inédita João Carlos Martins: 80 Anos de Música. A mostra tem data de início para 16 de junho no Centro Cultural Fiesp (São Paulo), e contará a história de vida do renomado maestro, além de sua trajetória profissional e influência na música como um todo. A entrada é gratuita, mas deve ser agendada previamente.

Álvaro Razuk assina o projeto de arquitetura da exposição, enquanto a curadoria e diretoria artística ficaram por parte de Jorge Takla. O curador expressou como se surpreendeu ao conhecer o legado e a quantidade de material disponível sobre o maestro. "Infindáveis críticas elogiosíssimas, artigos, comentários sobre o artista, considerado um dos maiores pianistas do mundo no Século 20. Uma história pouco conhecida no Brasil de João, o Maestro do Povo," disse Takla em comunicado à imprensa.

+++LEIA MAIS: Rita Lee ganha exposição histórica em São Paulo no segundo semestre de 2021

O objetivo de Takla era expor a obra da melhor forma e de maneira completamente fiel. A música, portanto, deveria estar presente. Como disse, no comunicado: "João talvez seja hoje o único artista e cidadão brasileiro que dedique seu tempo integral à música, arte, formação de novos artistas e às apresentações gratuitas ao povo.”

Para Álvaro Razuk, o projeto de arquitetura da mostra foi inspirado na própria diversidade do homenageado, quem engloba muitas leituras: pianista, maestro, homem público. Sons de orquestra, fotos, vídeos, reportagens, filmes e documentários acompanham o espectador na entrada da exposição.

+++LEIA MAIS: Comemorando 80 anos de John Lennon, MIS promove bate papo e prepara volta da exposição sobre ex-beatle

Um dos destaques é a Sala do Piano, na qual uma holografia de João CarlosMartins conversa com o público e toca músicas que foram memoráveis em sua carreira. Outro cômodo interativo é a Sala da Orquestra, onde os visitantes podem experimentar reger uma sinfônica. 

O evento também ressalta a atuação do maestro nas áreas social e educacional, em ações com jovens das periferias e projetos de formação musical. Paulo Skaf, presidente do Sesi-SP, parceiro realizador da exposição, expressou como está orgulhoso da mostra no mesmo comunicado: "Não haveria lugar melhor para reverenciar essa história de vida deste grande homem, que nos honra com sua garra, determinação e superação. A parceria do Sesi-SP com o maestro já tem mais de 10 anos, quando nasceu a Bachiana FilarmônicaSesi-SP."

+++LEIA MAIS: Relato de uma exposição de arte drive-thru: obras atuais para uma fuga da realidade distanciada

João Carlos Martins se apresentou diversas vezes no Carnegie Hall e jornais como The New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas à sua personalidade.


SERVIÇO:

  • Onde: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp; Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon-Masp);
  • Quando: De 16 de junho a 26 de setembro de 2021;
  • Horários: De quarta a domingo, das 13h às 20h;
  • Preço: Entrada gratuita.
  • Agendamento de visitas em: www.sesisp.org.br/eventos
  • Agendamentos escolares e de grupos: ccfagendamentos@sesisp.org.br
  • Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br

+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL