Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Joe Strummer, do The Clash, já dirigiu um filme sobre gangsters punks; assista

Depois de cinco discos e no auge da fama, Strummer decidiu expandir a criatividade artística e imaginou o filme Hell W10

Redação Publicado em 04/09/2020, às 16h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Strummer (Foto: Globe Photos / Media Punch / IPX)
Joe Strummer (Foto: Globe Photos / Media Punch / IPX)

Depois de cinco discos e no auge da fama, Joe Strummer, do The Clash, decidiu expandir a criatividade artística e imaginou o filme Hell W10, como relembra o site Far Out Magazine.

Hell W10  foi escrito e dirigido pelo músico, e foi estrelado pelos outros integrantes do grupo punk, como um projeto totalmente independente. Com um orçamento limitado, o The Clash produziu um trabalho com marcas do neorrealismo italiano e no new wave francês.

+++ LEIA MAIS: O dia em que Joe Strummer foi preso durante um show do The Clash

Imaginado por Strummer, o filme conta a história de vigaristas. Paul Simonon interpretou Earl, enquanto Mick Jones viveu um gangster chamado Socrates. A produção foi inteira filmada em preto e branco, durante o verão de 1983.

Apesar de toda a preparação, Hell W10 não tinha um desenvolvimento coeso. Por isso, Strummer arquivou o projeto.

+++LEIA MAIS: Por que Joe Strummer sumiu pouco antes de uma das principais turnês do The Clash em 1982?

Em entrevista de 2005, Jones comentou sobre o filme abandonado: “Não tínhamos outra agenda além dessa. Todos dedicaram seu tempo sem pensar. Isso era o que fazíamos nas nossas folgas; Nós trabalhamos! Foi totalmente ideia de Joe [Strummer]. Ele dirigiu, ele atirou, ele fez isso. E então ele se foi. Nem saiu".

O corte final não foi exposto até Strummer falar em uma entrevista que tinha se inserido na carreira cinematográfica: “Eu mesmo dirigi um filme, um 16 mm preto e branco filme mudo e foi um desastre. Felizmente o laboratório que continha todos os negativos faliu e destruiu todo o estoque, para que o mundo pudesse respirar novamente. Eu filmei sem um roteiro. Deus sabe do que se tratava. Eu sou o único outro que sabia, e não vou contar”.

+++ LEIA MAIS: 40 anos de London Calling: 7 curiosidades sobre o disco do The Clash [LISTA]

O filme punk só foi descoberto em 2002, ano da morte de Strummer, quando encontraram o corte da produção em uma fita VHS.  

O projeto foi entregue para o colaborador de longa data do The Clash, Don Letts, que reeditou o filme e adicionou uma trilha sonora inspirada na banda. Assista à Hell W10.


+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO