Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Cale homenageia Lou Reed no aniversário da morte do ex-Velvet Underground

Músico divulgou um vídeo e uma fábula em tributo ao ex-companheiro de banda, que morreu há um ano

Rolling Stone EUA Publicado em 27/10/2014, às 18h32 - Atualizado às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Velvet Underground & Nico - Reprodução/Facebook
The Velvet Underground & Nico - Reprodução/Facebook

John Cale lançou um vídeo para a regravação de uma música dele, “If You Were Still Around”, que agora ganha o significado de tributo a muitos dos amigos dele que já morreram. O colega dele de Velvet Underground, Lou Reed – que morreu há um ano – aparece frequentemente no vídeo, assim como os outros ex-integrantes da banda Sterling Morrison e Nico, além de Andy Warhol e a atriz, musa do cineasta, Edie Sedgwick. Em um comunicado, Cale escreveu: “Pensando em Lou”.

Lou Reed: 20 músicas essenciais da lenda do rock.

O multi-instrumentista fundador do Velvet Underground ainda compartilhou uma parábola, aparentemente em referência a Reed. “Uma traça e uma vela se encontraram”, escreveu. “Elas decidiram se tornar amigas. Todos se divertiram assistindo ao discurso delas – especialmente os aventureiros. Então, um dia, uma grande chuva veio. A traça não podia voar e a vela se apagou. Todos riram amargamente e culparam a chuva. Muitos, entretanto, sabiam a verdade mais profunda – a vela continuou iluminada e a traça permanecerá por perto”.

Relembrando Lou Reed – a viúva, os amigos e os admiradores prestam homenagens ao eterno provocador do rock.

Cale originalmente lançou a música – escrita em parceria com o ator e dramaturgo Sam Shepard – no álbum dele de 1982, Music For a New Society. A gravação original trazia Cale cantando apenas com um órgão de igreja e alguns sintetizadores dando ritmo ao fundo. “If you were still around, I'd hold you”, canta o ex-Velvet Underground na canção. “I'd shake you by the knees, blow hot air in both ears”.

Veja imagens de momentos da vida de Lou Reed.

Assista ao clipe da regravação de “If You Were Still Around”.