John Lennon achava filme sobre nádegas de Yoko Ono tão importante quanto Sgt. Pepper

Filme de 1966 mostrava 80 minutos de nádegas em preto e branco

Redação Publicado em 08/09/2020, às 14h43

None
John Lennon e Yoko Ono no Bed-In (Foto: AP)

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Bandfoi um dos discos mais importantes dos anos 1960. De teor bastante experimental, foi um divisor de águas na carreira dos Beatles, e consagrou a banda como inovadora e criadora de tendências. 

Mas, paraJohn Lennon, existiu outra obra de arte tão importante quanto o disco, na época: um filme experimental - e bastante polêmico feito por Yoko Ono: Film No. 4 (Bottoms). Ou (Traseiros), para quem fala português.

Na entrevistaLennon Remembers, o ex-Beatle falou sobre Andy Warhol e a subjetividade do trabalho dele: “O trabalho dele se destaca. Alguém realmente entendeu Warhol ou o trabalho dele? Bottoms da Yoko é importante. O filme é tão importante quanto Sgt. Peppers. O povo legal de verdade sabe disso. Mas, no geral, ela não é aceita por ser muito ‘além’. É difícil aceitar.”

Film No. 4 (Bottoms), de 1966, é um filme realmente ‘além’. As filmagens são, basicamente, 80 minutos de imagens de nádegas, tudo em preto e branco, nada mais. “Basicamente, vi essa imagem, só essa nádega, e vejo a imagem toda cobrindo a tela,” explicou Ono para a Interview Magazine.

+++ LEIA MAIS: John Lennon dizia que Yoko Ono era a combinação de Paul McCartney e Bob Dylan: 'Não terá o reconhecimento até que morra'

“Então, pensei: ‘não existe um filme que só um objeto cobre a tela. Normalmente, está em algum lugar da paisagem, contra a parede, algo assim. Mas sempre tem algo que não é o objeto. Então pensei que seria poderoso fazer algo que era tudo objeto. Então tudo é só sobre arte.”

Dizer que o filme Bottoms é tão importante quandSgt. Pepper's Lonely Hearts Club Bandé, potencialmente, um exagero. O disco continua popular até hoje, enquanto o filme… Nem tanto. Ambos conversam, porém, com a ideia da revolução cultural da metade dos anos 1960.

+++ LEIA MAIS: Yoko Ono achou 'bobo' Liam Gallagher ter nomeado o filho de Lennon por causa do ex-Beatle

+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO