Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Lennon achava filme sobre nádegas de Yoko Ono tão importante quanto Sgt. Pepper

Filme de 1966 mostrava 80 minutos de nádegas em preto e branco

Redação Publicado em 08/09/2020, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Yoko Ono no Bed-In (Foto: AP)
John Lennon e Yoko Ono no Bed-In (Foto: AP)

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Bandfoi um dos discos mais importantes dos anos 1960. De teor bastante experimental, foi um divisor de águas na carreira dos Beatles, e consagrou a banda como inovadora e criadora de tendências. 

Mas, paraJohn Lennon, existiu outra obra de arte tão importante quanto o disco, na época: um filme experimental - e bastante polêmico feito por Yoko Ono: Film No. 4 (Bottoms). Ou (Traseiros), para quem fala português.

Na entrevistaLennon Remembers, o ex-Beatle falou sobre Andy Warhol e a subjetividade do trabalho dele: “O trabalho dele se destaca. Alguém realmente entendeu Warhol ou o trabalho dele? Bottoms da Yoko é importante. O filme é tão importante quanto Sgt. Peppers. O povo legal de verdade sabe disso. Mas, no geral, ela não é aceita por ser muito ‘além’. É difícil aceitar.”

Film No. 4 (Bottoms), de 1966, é um filme realmente ‘além’. As filmagens são, basicamente, 80 minutos de imagens de nádegas, tudo em preto e branco, nada mais. “Basicamente, vi essa imagem, só essa nádega, e vejo a imagem toda cobrindo a tela,” explicou Ono para a Interview Magazine.

+++ LEIA MAIS: John Lennon dizia que Yoko Ono era a combinação de Paul McCartney e Bob Dylan: 'Não terá o reconhecimento até que morra'

“Então, pensei: ‘não existe um filme que só um objeto cobre a tela. Normalmente, está em algum lugar da paisagem, contra a parede, algo assim. Mas sempre tem algo que não é o objeto. Então pensei que seria poderoso fazer algo que era tudo objeto. Então tudo é só sobre arte.”

Dizer que o filme Bottoms é tão importante quandSgt. Pepper's Lonely Hearts Club Bandé, potencialmente, um exagero. O disco continua popular até hoje, enquanto o filme… Nem tanto. Ambos conversam, porém, com a ideia da revolução cultural da metade dos anos 1960.

+++ LEIA MAIS: Yoko Ono achou 'bobo' Liam Gallagher ter nomeado o filho de Lennon por causa do ex-Beatle

+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO