Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Lennon aparece em comercial de caridade

Empresa recria voz do ex-Beatle com recursos de computador, em propaganda de divulgação do projeto “Um Laptop por Criança”

Da redação Publicado em 27/12/2008, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Com o uso da tecnologia, John Lennon pôde voltar no tempo para participar de um comercial da fundação sem fundos lucrativos OLPC ("One Laptop Per Child", em português "Um Laptop Por Criança"). O vídeo mostra o ex-Beatle pedindo doações de laptops para o projeto nos Estados Unidos. O vídeo poder ser assistido no canal da OLPC no YouTube.

"Imagine que todas as crianças, não importa em que lugar do mundo, possam ter acesso ao conhecimento. Teriam uma chance de aprender, sonhar e realizar o que quiserem", diz a voz de Lennon sintetizada por computadores. Ao fundo, surgem trechos da música "Imagine", de 1971, enquanto "Lennon" acrescenta: "Tentei fazer isso com a música, mas agora você pode fazer isso de uma maneira diferente. Você pode doar um laptop a uma criança e pode mudar o mundo".

A propaganda foi aprovada por Yoko Ono, viúva do músico, assassinado em 8 de dezembro de 1980. Em agosto de 2008, Mark Chapman, o assassino do cantor, afirmou estar "envergonhado e arrependido". Ele teve seu pedido de condicional negado pela quinta vez. Saiba mais.

Projeto no Brasil

No país, a idéia de um laptop por criança recebeu o nome de UCA - Um Computador por Aluno. Um projeto piloto foi implantado em cinco escolas (nos estados de São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul) em 2007, e em 2009 a iniciativa deve ser expandida para mais de 300 instituições.