John Lennon 'quase desmaiou de tanto rir’ ao ver corte de cabelo icônico dos Beatles pela 1ª vez [FLASHBACK]

Antes de adotarem o famoso corte de cabelo "tigela", os Fab Four usavam topetes à la Elvis Presley

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 02/04/2021, às 19h30

None
Beatles (Foto: Getty Images / Equipe)

Uma das marcas visuais dos Beatlesé, sem sombra de dúvida, o icônico corte de cabelo ao estilo "tigela". No entanto, quando John Lennon viu pela primeira vez como seria o penteado que os Fab Four usariam nos próximos anos, ele quase desmaiou de tanto rir.

Em 1960, antes de adotarem o famoso corte, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e o então baterista Pete Best, e o baixista Stuart Sutcliffe, apresentavam um visual com topetes à la Elvis Presley, a quem eram fãs. Quando o quinteto viajou a Hamburgo, na Alemanha, para residência na The Top Ten Club, tudo mudou. 

+++LEIA MAIS: Qual música dos Beatles mudou tudo para Paul McCartney?

Chegando na cidade alemã, os ingleses conheceram a fotógrafa Astrid Kirchherr, por quem Stuart Sutcliffese apaixonou. Inserida no mundo das artes, a moça estilosa ficou amiga dos integrantes, os fotografava e logo mudou o visual da banda. 

De acordo com o site Express UK, Astrid Kirchherr disse ao site de moda Anthology que os Beatlesse vestiam como meninos de pelúcia, mas com sapatos muito, muito pontudos que as pessoas em Hamburgo nunca tinham visto antes.

"Ficamos fascinados com eles, assim como eles com as nossas coisas. Suas calças eram muito justas e usavam pequenos casacos cinzas minúsculos. Eles não tinham muitas roupas, é claro. E seus cabelos parecia que foram penteados para trás com aparadores", relembrou a fotógrafa. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Inspirada em seu namorado da época, o artista plástico Klaus Voormann, Astrid Kirchherr se ofereceu para fazer um novo corte de cabelo nos músicos ingleses, e, Stuart Sutcliffe, que estava apaixonado e envolvido com a alemã, foi o "cobaia". 

"Todos os meus amigos na escola de arte costumavam fazer esse tipo de corte de cabelo dos Beatles. O meu namorado, Klaus Voormann, tinha esse penteado, e Stuart gostou muito, muito mesmo", disse ela, e continuou: "Ele foi o primeiro que realmente teve a coragem de tirar o gel do cabelo e me pedir para cortar o cabelo dele."

Ao site, Astrid relatou que, assim que Stuart Sutcliffe chegou ao The Top Ten Club momentos antes do show da noite, John Lennon ficou surpreso com a transformação do amigo e não se aguentou de tanto rir.

"Dizem que John 'quase desmaiou de rir' quando viu pela primeira vez o novo penteado de Stuart, julgando-o como se fosse a coisa mais ridícula que já tinha visto", disse ela, revelando que dias depois George Harrisona pediu para que cortasse o seu cabelo no mesmo estilo. 

Antes de partirem de volta à Inglaterra, John Lennon e Paul McCartney finalmente concordaram em cortar o cabelo com Astrid, fazendo com que todos os integrantes dos Beatles tivessem o mesmo penteado. 

+++LEIA MAIS: Ringo Starr elogia documentário dos Beatles de Peter Jackson: 'Faz lembrar como nos amávamos'

Stuart Sutcliffe e AstridKirchherrficaram noivos e a decisão fez o guitarrista deixar os Beatles e permanecer em Hamburgo com a amada. Meses depois, em 10 de abril de 1962, Stuart morreu de hemorragia cerebral com apenas 21 anos.

AstridKirchherr morreu no dia 12 de maio de 2020, aos 81 anos, ficando mundialmente conhecida como a fotógrafa alemã que moldou o estilo dos Beatles


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA

 

+++MAIS SOBRE OS BEATLES: 5 filmes sobre os Beatles, classificados do melhor ao pior, segundo a NME

 

5. Simplesmente Lennon (2010)

Feito pela BBC, o filme é um retrato dos últimos anos de Lennon como Beatle, entre 1967 e 1971. A produção é estrelado por Christopher Eccleston como Lennon e Andrew Scott, como Paul McCartney.


4. Tudo entre Nós (2000)

Em 1976, anos após a separação dos Beatles, Paul McCartney e John Lennon se encontraram em Nova York. O filme lançado em 2000 é uma narrativa imaginária, a partir da visão do diretor Michael Lindsay-Hogg, do que pode ter acontecido nesse encontro.

+++LEIA MAIS: Há 57 anos, os Beatles quebraram recorde de vendas nos EUA com 'Can't Buy Me Love' [FLASHBACK]


3. O Garoto de Liverpool (2009)

Adaptação do livro Imagine: Crescendo com o meu irmão John Lennon, da meia-irmã do artista, o filme acompanha a juventude de Lennon - do relacionamento trágico com a mãe à amizade com Paul McCartney.


2. The Rutles: All You Need Is Cash (1978)

A produção é uma paródia dirigida por Eric Idle e Gary Weis com a banda fictícia The Rutles - e o filme conta com o verdadeiro George Harrison no papel de um repórter. 


1. Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool (1994)

Backbeat é uma realização corajosa no início dos Beatles em Hamburgo e da história de Stuart Sutcliffe, o baixista que busca a posição de "quinto Beatle".