Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Lennon queria colocar Hitler em capa de disco dos Beatles?

Ditador nazista quase apareceu entre as dezenas de rosto na capa do Sgt Pepper's Lonely Heart

Redação Publicado em 30/05/2019, às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Foto: Reprodução)
Os Beatles (Foto: Reprodução)

A colorida capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), disco dos Beatles, mostra dezenas de pessoas reunidas em um jardim. Marilyn Monroe, Shirley Temple, Bob Dylan… Famosos músicos, comediantes e pensadores foram homenageados na foto com seus recortes de papelão.

Por isso, Paul McCartney achou estranho quando John Lennon quis colocar a imagem de um dos mais malquistos ditadores da história: Adolf Hitler.

“Na capa do Sgt. Pepper ele queria Jesus Cristo e Hitler”, contou McCartney ao GQ. “E aí fiquei ebem ‘hm, ok, isso é a cara do John’. Às vezes você precisava abaixar a bola dele. ‘Não, Hitler não’, eu diria, ‘não faremos isso’. Ele era um cara legal o bastante para saber quando ele não tinha razão.”

O músico contou também que ele nem ao menos tinha um motivo para querer colocar Hitler na multidão. “Eu ri muito. A gente estava colocando pessoas famosas na capa e ele disse ‘Hitler! Ele é famoso’, mas eu disse ‘É, John, mas a gente quer colocar nossos heróis na capa, e ele não é nosso herói. O Winston Churchill é seu herói, John’, Ele era bem fã do Winston, e ele estava só zoando…”, relembrou.

“O John era brincalhão assim”, comentou McCartney. “Ele era muito espirituoso, e incrível, e sempre queria sair da caixinha, e era incrível estar perto de alguém assim. Era legal… Mas não dava para fazer tudo que ele sugeria!”

Durante a sessão de fotos, um recorte de Hitler em papelão foi feito, e alguns cliques o incluíam. Mas ele foi tirado do cenário depois, e a edição final não tem o ditador.

+++ De Zeca Pagodinho a Kendrick Lamar, Djonga escolhe os melhores de todos os tempos