Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Johnny Cash: 10 coisas que aprendemos com o documentário sobre a vida do Homem de Preto

Há 50 anos, o sucesso de Johnny Cash at Folsom Prison garantia ao astro country o posto de um dos melhores músicos da história

STEPHEN L. BETTS, Rolling Stone EUA Publicado em 11/11/2019, às 21h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de The Gift: The Journey of Johnny Cash (Foto: Reprodução / YouTube)
Capa de The Gift: The Journey of Johnny Cash (Foto: Reprodução / YouTube)

Nesta segunda, 11, o YouTube Originals lançou o documentário The Gift: The Journey of Johnny Cash (O Dom: A Jornada de Johnny Cash em tradução livre). O filme de 90 minutos, dirigido pelo ganhador do Emmy e do Grammy Thom Zimny, mostrará depoimentos de Bruce Springsteen, Emmylou Harris, além de familiares do músico, como a filha Rosanne Cash e o filho John Carter Cash.

Também contará com uma composição original escrita e tocada pelo guitarrista doPearl JamMike McCready.

+++ LEIA MAIS: 16 anos sem Johnny Cash; as 16 músicas essenciais do Homem de Preto

As peças centrais profundamente espirituais do filme são os efeitos remanescentes que a morte acidental em 1994 do irmão Jack, de 14 anos, teve em Johnny Cash, que tinha 12 anos na época. E, as históricas gravações dos concertos na Folsom Prison em 1968 que deram para Cash uma compreensão renovada de seu lugar e propósito no mundo.

Por meio desses eventos, os temas de pecado e salvação estão ligados à experiência de sucesso, excesso e, finalmente, redenção de Cash.

+++ LEIA MAIS: Johnny Cash será homenageado com restaurante em Nashville

"Você sempre tinha a sensação de que meu pai estava tentando se livrar da dor", disse Rosanne Cash. "Ele resolveu seus problemas mais profundos no palco, com uma audiência."

Separamos 10 coisas que aprendemos com o filme:


Título do filme

O longa recebeu o título O Dom por causa da mãe de Cash. Em uma entrevista em áudio em preparação para a autobiografia, Cash relembra a proclamação da mãe depois de ouvir o filho adolescente cantar pela primeira vez. “Minha mãe disse: ‘Deus está com a mão em você. Nunca se esqueça do seu dom. Foi a primeira vez que ela chamou isso. Cantando, escrevendo para a minha voz ... esse é o dom".

+++ LEIA MAIS: Datas de shows a receita e hambúrguer: Johnny Cash ganha novo site com detalhes da carreira


Encontro com Vivian Liberto

Ele conheceu a primeira esposa, Vivian Liberto, durante o serviço militar no Texas.

+++ LEIA MAIS: Mumford & Sons faz cover de clássico do Nine Inch Nails eternizado por Johnny Cash


Trabalho no exército

Cash trabalhou como interceptor de rádio no exército. O emprego deveu-se em parte ao dom de Cash em entender a linguagem e a cadência das comunicações.

+++ LEIA MAIS: Artista country iguala recorde de Johnny Cash que durava 60 anos


Mudança de gravadora

Cash deixou a Sun Records de Sam Phillips após ter uma promessa de liberdade criativa na Columbia Records.

+++ LEIA MAIS: Quentin Tarantino cria playlist com as músicas dos seus filmes, de Soundgarden, David Bowie a Johnny Cash


June Carter

June Carter, a mulher que se tornaria a segunda esposa de Cash, entrou para a equipe da turnê do músico em 1962, pouco antes dele gravar a música "Ring of Fire".

+++ LEIA MAIS: Relembre: Johnny Cash toca “So Doggone Lonesome” na mesma noite em que conheceu a futura esposa; assista


Álbuns dos anos 1960

Os motivos de Cash para a longa série de álbuns conceituais que ele gravou nos anos 1960 - dedicando o trabalho para o Velho Oeste, aos nativos americanos e outros - foram explicados em um segmento de entrevista que permanece assustadoramente relevante.

“Cem anos se passaram e se foram. É bom ressaltar os erros que cometemos; o que fizemos com essas minorias - o anti-semitismo que ainda está em curso neste país, os anti-negros, anti-imigrantes, anti-mulheres e o quase genocídio dos aborígenes da América”, disse Cash.

+++ LEIA MAIS: Bob Dylan e Johnny Cash cantam Wanted Man em versão inédita de estúdio; ouça


Abuso de drogas

Em 1965, Cash apresentava a aparência muito magra durante as turnês. Além disso, mostrava ter o comportamento muitas vezes difícil causado pelo abuso contínuo de drogas. Tudo isso causou alarme na equipe e nas pessoas próximas ao cantor. No entanto, o próprio Cash também notou as mudanças e se preocupou.

+++ LEIA MAIS: Netflix prepara série documental sobre os maiores mistérios não resolvidos do mundo da música


Procura da redenção

A tentativa de Cash de redenção ocorreu durante uma experiência espiritual dentro de uma caverna perto de Chattanooga, Tennessee.

+++ LEIA MAIS: Redenção pela Música


Recuperação

Pouco depois de largar as drogas, Cash tocou o lendário concerto da Folsom Prison, casou-se, teve o filho John Carter Cash e lançou a popular série ABC-TV.

+++ LEIA MAIS: Johnny Cash é homenageado com ponte em Folsom, nos Estados Unidos


Finalmente, a redenção

Embora as vendas de discos tenham caído nos anos 1970 e 1980, Cash conseguiu se reconectar com as filhas e encontrou novas maneiras de alcançar o público.

+++ LEIA MAIS: Ouça trecho de “She Used to Love Me a Lot”, música do disco perdido de Johnny Cash


Assista ao trailer: