Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Discos de Johnny Cash da sequência American Recordings serão relançados em vinil

Álbuns do Homem de Preto com o produtor Rick Rubin chegam às lojas em caixa de luxo, no dia 24 de março

Rolling Stone EUA Publicado em 17/03/2015, às 19h16 - Atualizado às 19h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Johnny Cash - Reprodução
Johnny Cash - Reprodução

Ainda que clássicos do country como “Ring of Fire”, “I Walk the Line” e “A Boy Named Sue” formem o legado mais popular e conhecido de Johnny Cash, são os discos que ele gravou com o produtor Rick Rubin para a American Recordings que solidificaram sua obra. Em 24 de março, estes seis álbuns serão relançados novamente em vinil, em uma caixa de luxo.

Galeria: 10 coisas que você não sabia sobre Johnny Cash.

A parceria de Cash com Rubin e a gravadora American Recordings começou em 1994, com o disco que leva nome do selo. Uma coletânea de inéditas e covers feitas por Cash – como “The Beast in Me”, de Nick Lowe, e “Thirteen”, de Glenn Danzig –, American Recordings dispensou qualquer exagero de produção, evidenciando os graves envolventes do cantor.

O álbum que deu sequência, American Recordings II: Unchained, de 1996, foi ainda mais ousado, trazendo Tom Petty and the Heartbreakers como a banda de acompanhamento de Cash e expandindo o alcance das covers para incluir canções de Beck e Soundgarden.

Veja dez canções que definem a essência de Johnny Cash.

A série de discos adquiriu importância de renascimento artístico para o Homem de Preto, que, fisicamente, já estava com saúde em degradação. A versão dele para “Hurt”, do Nine Inch Nails, de American IV: The Man Comes Around, de 2002, junto a seu vídeo, viriam a simbolizar os últimos dias de Cash. Ele morreu no ano seguinte.

Lançados de forma póstuma, American V: A Hundred Highways e American Recordings VI: Ain't No Grave foram ambos feitos a partir das sessões de American V. “Like the 309”, que aparece em A Hundred Highways, foi a última canção que Cash compôs em vida.

Conheça cinco discos essenciais de Johnny Cash.

A estreia dele pela American Recordings, homônima, foi nomeada Melhor Álbum de Folk Contemporâneo no Grammy de 1995, enquanto Unchained venceu o Grammy de 1998 como Melhor Álbum Country.

Abaixo, ouça a versão de Cash para “Rusty Cage”, do Soundgarden.