Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jorge Santana, irmão de Carlos Santana, morre aos 68 anos

Artista foi um dos responsáveis por transformar a música "Suavecito" em hit

Redação Publicado em 18/05/2020, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jorge Santana (Foto: Steve Jennings/WireImage)
Jorge Santana (Foto: Steve Jennings/WireImage)

Na última sexta, 15, morreu aos 68 anos o guitarrista Jorge Santana, irmão mais novo de Carlos Santana, cujos riffs de guitarra transformou a música "Suavecito" (1972), canção mais popular da banda Malo, em um hit. A informação foi divulgada no Facebook de Carlos. Segundo o TMZ, Jorge morreu de causas naturais.

Carlos Santana escreveu na rede social: "Dedicamos um tempo para celebrar o espírito magnífico de nosso amado irmão, Jorge". O irmão mais velho ainda adicionou que "ele fez a transição para o reino da luz que não projetava sombra. Os olhos do meu coração o vêem claramente entre nossa gloriosa e magnífica mãe Josefina e nosso pai Jose".

+++LEIA MAIS: Morte de Gugu: suposto namorado diz que ‘sonho dele era viver relação sem preconceito’

Jorge Santana nasceu em Jalisco, México, e a história dele na música começou com o violão, para seguir os passos do irmão. Ele se juntou com uma banda chamada Malo (cujo significado é "ruim"), de São Francisco. O nome surgiu, segundo a Billboard, depois da mãe do vocalista do grupo dizer: "todos ustedes son malos" ("todos vocês são ruins", na tradução livre)

"Suavecito" foi lançada durante o ápice do Movimento Chicano, e tornou-se presente, ainda de acordo com o site, em diversas ocasiões, como churrascos, casamentos e quinceañera (espécie de festa de 15 anos) por gerações no sudoeste da América.

+++LEIA MAIS: Djonga Contra as Probabilidades (um raio pode, sim, cair 4 vezes no mesmo lugar)

O ritmo descontraído e letras bilíngues da Malo vieram dar significado ao sul da Califórnia. "Suavecito" ainda é uma das mais requisitadas no Art Laboe Connection, um show de artistas sindicalizados em Palm Springs, Califórnia, onde D.J. Laboe, 94 anos, permite que familiares de entes queridos na prisão enviem mensagens através de dedicatórias.

A discografia da banda conta com álbuns como Malo (1972) e Senorita (1995). Mais tarde, Santana se juntou ao Fania All-Stars, coletivo de salsa de Nova York . Ele foi um dos poucos mexicanos-americanos em um projeto que incluía porto-riquenhos e cubanos. Santana também embarcou em uma carreira solo. Ele se juntou ao irmão, Carlos, em turnê em 1993.

+++LEIA MAIS: Logan Williams morreu de overdose depois de 3 anos de vício, revela a mãe

Ouça a "Suavecito" abaixo.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE