Joseph Gordon-Levitt quer interpretar Edward Snowden em novo filme de Oliver Stone

The Snowden Files contará a história do oficial da inteligência norte-americana

Redação Publicado em 23/09/2014, às 10h41 - Atualizado às 17h51

Joseph Gordon-Lewitt e Edward Snowden
Montagem: Glenn Greenwald/Richard Shotwell/AP

O filme sobre a história do homem que revelou informações dos métodos de espionagem da NSA está prestes a ganhar um protagonista. Os Arquivos Snowden: A História Secreta do Homem Mais Procurado no Mundo, do cineasta Oliver Stone, está muito próximo de firmar um acordo com Joseph Gordon-Levitt. As informações são do site da revista Variety.

Dez pôsteres de filmes transformados em gifs.

Uma fonte contou ao veículo que Stone ofereceu o papel ao ator Gordon-Levitt e que ele aceitou interpretá-lo. Agora, basta as partes entrarem em acordo financeiro e o contrato será assinado. Após ser anunciado como diretor da adaptação do livro Os Arquivos Snowden: A Historia Secreta do Homem Mais Procurado no Mundo, Stone comprou os direitos do novo romance do advogado de Edward Snowden, Time of the Octopus. Segundo a publicação, Stone deseja usar algumas partes da ficção no novo longa sobre o homem que revelou informações dos métodos de espionagem da NSA.

Heróis em LEGO nas HQs? Revistas da DC Comics ganham capas alternativas.

O livro, que ainda será lançado pelo advogado de Snowden (o russo Anatoly Kucherena), conta uma história fictícia, mas com muitas semelhanças com a realidade. No romance, um norte-americano que revelou esquemas de uma organização pública passa três semanas na área de trânsito do aeroporto de Moscou. Durante esse tempo, ele conta a um advogado russo o que o motivou a expor informações sigilosas sobre um esquema de espionagem dos Estados Unidos.

“É um herói”, diz Oliver Stone sobre Edward Snowden.

Com a compra dos direitos do romance do advogado para uma adaptação no cinema, Stone deve se basear tanto na obra ficcional quanto na investigação do jornalista do The Guardian Luke Harding, publicada no livro Os Arquivos Snowden: A Historia Secreta do Homem Mais Procurado no Mundo, escrito em junho do ano passado. A investigação contém arquivos inéditos revelados por Snowden, que era ex-funcionário da CIA e da NSA.

Quem mais poderia interpretar o Batman? Temos algumas sugestões.

Em entrevista à Variety, Stone disse: “Anatoly escreveu um romance russo no estilo ‘grande inquisidor’, ponderando a alma do ‘dedo-duro’ dele, Joshua Cold, com a gravidade da tirania de um ‘1984’ que tomou proporções mundiais”. “Suas considerações acerca do significado de poder totalitário no século 21 contribuem para uma história de terror assustadora”, completou.