Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Júpiter Maçã ganha tributo gratuito em Porto Alegre este fim de semana

Flávio Basso morreu no fim do ano passado, aos 47 anos

Redação Publicado em 12/03/2016, às 10h00 - Atualizado às 15h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O falecido músico gaúcho Júpiter Maçã, ícone do rock psicodélico brasileiro - Divulgação
O falecido músico gaúcho Júpiter Maçã, ícone do rock psicodélico brasileiro - Divulgação

O ícone da música brasileira Flávio Basso, mais conhecido como Júpiter Maçã, ganhará uma homenagem póstuma no próximo domingo, 13. O músico gaúcho morreu precocemente no último dia 21 de dezembro, aos 47 anos de idade.

O evento acontecerá no Auditório Araújo Vianna, com entrada gratuita (uma pessoa pode retirar até dois ingressos), a partir das 15h. O show integrará o projeto Domingo no Parque e será guiado pela banda Império da Lã – comandada por Carlinhos Vianna –, promovendo performances em homenagem ao Jupiter Apple com diversos convidados.

Entre os artistas que participarão estão nomes conhecidos e antigos colaboradores de Basso. A lista inclui Edgard Scandurra, Wander Wildner, Bidê ou Balde, Clayton Martin (Cidadão Instigado), Marcelo Gross (Cachorro Grande), Identidade, General BoniMores, Rafael Malenotti (Acústicos & Valvulados), Duda Calvin (Tequila Baby), “Cabelo” (Lucas Hanke), Joana Ceccato (Biônica), Silvia Tape e Roberto Panarotto (Repolho).

Sobre Júpiter Maçã

Compositor, vocalista e cineasta, Júpiter Maçã é considerado um dos membros mais proeminentes de uma onda gaúcha que levou para todo o Brasil o som de bandas como Engenheiros do Hawaii e DeFalla. Criativo e fora dos padrões, ele integrou dois grupos do Sul que marcaram o rock nacional: TNT e Os Cascavelletes, ambos dos anos 1980.

Na década seguinte, se lançou em carreira solo, tendo gravado oito discos. O mais importante deles foi o psicodélico A Sétima Efervescência (1996), uma referência do underground, com influências claras de Pink Floyd e alusões ao LSD. O trabalho abrigou faixas memoráveis, sendo “Um Lugar do Caralho” a mais lembrada.

O álbum também entrou para a lista dos 100 Maiores Discos da Música Brasileira da Rolling Stone Brasil. Em 2012, o artista deu um susto nos fãs ao cair do 2º andar do prédio onde morava. Ele fraturou uma costela e o pulso, mas se recuperou bem. O último trabalho lançado por Júpiter foi o DVD Six Colours Frenesi, gravado ao vivo no bar Opinião, em Porto Alegre.