Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A genialidade de Kanye West: 11 músicas produzidas pelo artista que você provavelmente não conhece

Além do grande repertório como rapper, Yee produziu grandes artistas no início dos anos 2000

Nicolle Cabral Publicado em 22/09/2019, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kanye West no Coachella (Foto: Amy Harris / Invision /AP)
Kanye West no Coachella (Foto: Amy Harris / Invision /AP)

Antes de desfrutar da maior ascensão do hip-hop americano e a partir disso criar um repertório musical próprio impecável com dez disco de estúdio - um em colaboração com o rapper Kid Cudi, Kids See Ghots -, Kanye West trabalhou como "produtor fantasma" de alguns artistas nos anos 1990. Entre eles, Goodie MobFoxy Brown e Jermaine Dupri.

+++ LEIA MAIS: Jesus Is King, novo álbum de Kanye West chega em setembro

Inspirado pelo jazz, música gospel, alguns sintetizadores e pela própria efervecência do rap, como produtor e artista, a contribuição de Yee para a música é incontestável. O rapper foi - e continua sendo - um gênio quando o vemos construir e desconstruir, de forma muito precisa, uma identidade artística muito expressiva. 

Possivelmente "You Don’t Know My Name", da Alicia Keys, "Stand Up" do Ludacris e a clássica "The Blueprint" de Jay-Z são músicas que você pode associar ao artista. No entanto, West produziu dezenas de faixas que podem ter passado despercebidas. Sendo assim, separamos 14 músicas produzidas por ele que talvez você não conheça. 

Jermaine Dupri feat. Nas - "Turn It Out" (1998)

Kanye West produziu mais de uma vez uma faixa com o Nas. Mas desta vez, ele fez a estreia solo de Jermaine Dupri com o Life in 1472


Foxy Brown -  "My Life" (1999)

Os samples vocais estavam começando a se tornar um item básico nas produções de Kanye West no final dos anos 1990. Esta contribuição para o álbum de Chyna Doll de Foxy Brown apresentou um looping da voz de Foxy incorporada à uma textura percurssiva. 


Lil Kim - "Don’t Mess With Me" (2000)

Kanye esteve junto coproduzindo o sample "Don't Mess With Me" de Pat Benatar com seu mentor na época, D-Dot. 


Da Brat feat. La Joyce - "Chi Town" (2000)

Kanye West e Da Brat se reuniram para uma ode à cidade de Chicago em "Chi Town", faixa que encerra o disco de platina, Unrestricted, de 2000. 


Mos Def feat. Faith Evans - "Brown Sugar (Fine)" (2002)

Kanye West foi um dos principais produtores do disco de estreia de Talib Kweli, Quality, em 2002. O rapper trabalhou com seu parceiro do Black Star,Mos Def, na trilha sonora do Brown Sugar de Taye Diggs. 


Monica - "Knock Knock" (2003)

"So Gone" foi um grande sucesso com um ritmo exuberante para o tempo, uma letra agridoce de Missy-Elliott e um clipe mostrando Monica saindo com um namorado, representado pelo ator Derek Luke. "Knock Knock" trouxe de volta todos esses elementos, mas com um novo ingrediente a mais: Kanye West como co-produtor e um sample dos Masqueraders que ele usou na faixa "Apologize".


DJ Kay Slay feat. Jaheim, N.O.R.E., Nature, Left Gunz - "No Problems" (2004)

Antes do surgimento do DJ Khaled, Kay Slay foi um dos maiores artistas de rádio e que usou com sucesso o formato de mixtapes de hip-hop para vender álbuns para as grandes gravadoras. The Streetsweeper Vol. 2 contou com uma batida de Kanye West logo após o sucesso do disco de estreia do rapper, The College Dropout.


Mariah Carey - "Stay The Night" (2005)

Em 2002, Kanye West quase teve uma faixa no Charmbracelet de Mariah Carey. Mas a batida acabou saindo no clássico single Get By, de Talib Kweli. No final, West participou do LP, The Emancipation of Mimi (2005), em Mariah Carey


Alicia Keys - "Unbreakable" (2005)

Quase uma década atrrás, Kanye West estava apaixonado por um sample de Eddie Kendricks, "Intimate Friends", de 1978, que acabou sendo base para três músicas diferentes. West o usou no supergrupo 213 em "Another Summer" e No I.D. trouxe a amostra para "Sister" de Rhymefest. Além disso, o sample inspirou a música de Alicia Keys, "Unbreakable" produzida por Kanye. 


Lil Wayne - "Did It Before" (2007)