Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Kanye West cria Donda Academy, escola com foco em basquete; entenda

A instituição de Kanye West pretende "preparar os alunos para se tornarem a próxima geração de líderes"

Redação Publicado em 07/10/2021, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kanye West (Foto: Dimitrios Kambouris/Equipe)
Kanye West (Foto: Dimitrios Kambouris/Equipe)

Após diversos anúncios e adiamentos, o disco Donda, de Kanye West, estreou em 29 de agosto de 2021. O título do trabalho é em homenagem à mãe do rapper — que também nomeia o novo empreendimento do músico: uma escola de ensino médio com foco em atletas de basquete.

Segundo informações o site NME, Donda Academy (ou Academia Donda, em português) está localizada no sul da Califórnia, nos Estados Unidos. O objetivo da instituição de ensino é “encontrar a interseção entre a fé e a inovação do futuro”, e ainda pretende “equipar os alunos com uma educação que vai durar no mundo em constante mudança”.

+++LEIA MAIS: Donda: Confira lista completa de créditos do disco de Kanye West: Jay-Z, The Weeknd e mais [LISTA]

Apesar de Donda Academy ainda não ter sido inaugurada, diversos promissores jogadores de basquete dos EUA já pedira transferência para a escola de West. Um deles, Jakhi Howard, anunciou a mudança em publicação no Instagram: “Vou me mudar para a Califórnia e vou me transferir para a Donda Academy, quero agradecer a Norcross e toda a família Blue Devil ainda será a minha família.”

Ainda não há grandes informações sobre Donda Academy, mas no site oficial da instituição é possível encontrar a missão da escola. Também há uma aba para interessados se inscreverem para tentarem entrar na escola de Kanye West.

+++LEIA MAIS: Kanye West é acusado de mandar engenheiro 'encontrar Deus' após demiti-lo; entenda

Em relação à missão da escola, o site informa (via NME): “Usando uma ética de integridade e cuidado, a Donda Academy prepara os alunos para se tornarem a próxima geração de líderes, pensadores e inovadores, proporcionando-lhes uma educação de classe mundial que inclui um currículo básico rigoroso e ênfase na sustentabilidade, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.”


Basquete colegial nos EUA

Nos Estados Unidos, no basquete High School (no Brasil, equivalente ao ensino médio), universidades e times começam a observar os atletas desde a adolescência através de campeonatos estaduais e nacionais que acontecem nos Estados Unidos. Por isso, as equipes colegiais são levados com seriedade.

+++LEIA MAIS: Donda: Kanye West remove vocais de Chris Brown da música 'New Again'

A Donda Academy, portanto, pretende focar no basquete e, inclusive, ter um time forte para participar de campeonatos dos EUA. Um dos atletas que West entrou em contato explicou ao site Yahoo Sports que a instituição "está construindo uma boa equipe de jogadores" e em Los Angeles, área que representa um "bom mercado" para o esporte.