Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Kanye West presidente dos EUA: maiores polêmicas do rapper vão de capa de disco a briga com Taylor Swift

A candidatura do rapper para as eleições de 2020 pode ser a maior bizarrice da vida dele, mas não é a única

Redação Publicado em 06/07/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kanye West (foto: Getty Images/ Oliver Contreras)
Kanye West (foto: Getty Images/ Oliver Contreras)

Em um dos anúncios mais inusitados de 2020, o rapper Kanye West disse, no 4 de julho, feriado da independência americana, que será um candidato a presidência da república dos Estados Unidos da América nas eleições deste ano.

A notícia atingiu o Twitter com tudo, provocando reações de outras celebridades como o bilionário Elon Musk, que apoiou a candidatura de West. Porém, a possibilidade de Kayne Westpresidente dos Estados Unidos talvez não seja a maior polêmica da vida do artista. Relembramos abaixo alguns dos episódios mais inusitados da vida do rapper.


Disse várias vezes que é o maior artista da humanidade

Autoestima e amor-próprio? Kanyeé bom nessas duas práticas como ninguém. Ao falar sobre o disco mais recente, Jesus is King (2019), para a Apple Music, ele disse que é "indiscutivelmente, o maior artista humano de todos os tempos. Nem é mais um questionamento, é um fato (...) Agora, o maior artista que Deus criou está trabalhando para Ele.”

+++LEIA MAIS: O universo labiríntico e distorcido do pop kafkiano de Arca


Briga com Taylor Swift

West critica abertamente artistas os quais não considera dignos do reconhecimento que recebem das indústrias. A maior crítica talvez foi direcionada a Taylor Swift no VMA de 2009. Após interromper a cerimônia para dizer que a cantora não merecia vencer na categoria de Melhor Clipe Feminino, Kanyee Swift começaram uma inimizade e trocação de farpas que já dura mais de uma década.

+++LEIA MAIS: Kanye West se compara a Michael Jackson ao ser tratado pela mídia: ‘'O mesmo que fizeram com ele’


Disse que a escravidão dos negros foi uma opção

Em maio de 2018, West disse ao TMZ que os 400 anos de escravidão dos negros nos Estados Unidos foi uma escolha do povo. "Quando você ouve sobre a escravidão por 400 anos… Por 400 anos? Isso soa como uma escolha. É como se estivéssemos mentalmente aprisionados. Eu gosto da palavra “prisão” porque a escravidão é muito diretamente relacionada à ideia de negros.”, disse. É preciso explicar porque a frase gerou polêmica?

+++LEIA MAIS: Kanye West nega que tem US$1 bilhão: diz que tem bem mais de US$ 3 bilhões, na verdade


Colocou o médico responsável pela morte da mãe em capa de disco

Kanye lançou o disco Love Everyone em 2018, com o médico da mãe, Donda West, estampando a capa. O cirurgião plástico foi responsável pela morte da mulher em 2007, devido a complicações durante um procedimento. Seria o disco uma forma de perdão? Só estando dentro da cabeça de West para ter certeza.

+++LEIA MAIS: Briga entre Kanye West e Taylor Swift volta à tona depois de 11 anos - o momento não podia ser pior


Acusou Jay-Z de ter assassinos particulares

Enquanto estava na turnê Saint Pablo, em 2016, o rapper acusou Beyoncé de manipular a edição de 2015 VMA a favor dela e insinuou que Jay-Z, marido da diva pop, possui assassinos contratados para eliminar os inimigos do casal. West e Jay-Z eram amigos até o momento da acusação, relação encerrada pela intriga.

+++LEIA MAIS: Kanye West paga faculdade de filha de 6 anos de George Floyd


Apoiou Donald Trump em 2016 (e pode ter se candidatado agora para ajudar o republicano)

Talvez o episódio mais polêmico da vida de Kanye West foi o apoio declarado dele a corrida presidencial de Donald Trump, com direito até a vestir o boné da campanha Make America Great Again.

+++LEIA MAIS: John Boyega, de Star Wars, faz discurso em protesto Black Lives Matter: ‘Não sei se terei uma carreira depois disso, mas f*da-se’

Além de atrair críticas da sociedade e de outros artistas, alguns analísticas políticos, como a revista Forbes, especulam que a candidatura de Kanye pode ser mais uma jogada para favorecer Trump. O foco do artista seria atrair eleitores negros, que inicialmente votariam no democrata Joe Biden, para reduzir os números do adversário de Trump, aumentando as chances de uma reeleição.


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO