Kate Moss ganha estátua de ouro

Escultura pesa 50 Kg, e é o maior monumento do tipo desde o Egito Antigo; obra está exposta em Londres

Da redação Publicado em 04/10/2008, às 16h00

A top model britânica Kate Moss foi homenageada com uma estátua em ouro maciço, informa a BBC Brasil. A obra pesa cerca de 50kg e está exposta no British Museum, em Londres.

A estátua foi avaliada em cerca de R$ 5,22 milhões. Chamada de Siren (em português, "sereia"), é a maior escultura feita de ouro desde os tempos do Egito Antigo, informa o museu, que se refere à modelo como "Afrodite do nosso tempo".

Marc Quinn, artista plástico que criou a obra, disse que escolheu representar Moss por ela ser considerada um modelo ideal de beleza.

O inglês compara sua escultura à máscara mortuária do faraó egípcio Tutancâmon (famoso objeto, também esculpido em ouro, que representa o rosto do faraó, encontrado sobre a cabeça de sua múmia em meados da década de 1920). "Como aquela máscara, Siren é uma imagem que brilha e transmite amor e luz, mas permanece completamente implacável e silenciosa", disse à reportagem da BBC.

A estátua faz parte da mostra Statuephillia, que tem outras cinco esculturas feitas por artistas ingleses. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de janeiro.