Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Kátia Lund vai dirigir produção internacional

Codiretora de Cidade de Deus se mudará para Israel a fim de gravar adaptação do livro Dancing Arabs

Da redação Publicado em 21/05/2009, às 13h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Kátia Lund, codiretora de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, estará à frente de Dancing Arabs, adaptação do romance homônimo, com veia autobiográfica, de Sayed Kashua. O autor, que vai roteirizar a produção, teve como ponto de partida a experiência de crescer como cidadão árabe em Israel.

De acordo com o site da revista Empire, os planos de Lund incluem uma mudança temporária para Israel, em junho. O filme, ambientado na cidade de Jerusalém (sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos), começa as gravações entre o fim de 2009 e o começo de 2010 e será falado em hebraico e árabe. Os papéis devem ficar com atores não-profissionais, ou sem grandes experiências na frente das câmeras, como foi o caso de Cidade de Deus.

O romance segue um narrador sem nome, que não tem muitas pistas a respeito da própria história - mas, em compensação, com toda a vontade do mundo em se encaixar na sociedade israelense, embora reconheça as limitações a ele impostas. Aceito em um internato hebraico, o protagonista percebe que pode se sair melhor assumindo a identidade de um amigo judeu, que vive confinado em casa.

Dancing Arabs é o primeiro livro de Kashua, escrito pelo autor aos 26 anos, em hebraico. Best-seller em Israel, o romance foi traduzido em sete línguas. Nascido em Tira, pequena cidade do país, Kashua tem como língua nativa o árabe. Aos 15 anos, ele saiu de casa para um internato hebraico e foi hostilizado por ser um dos poucos estudantes de origem árabe.

Kátia, ela própria dona de dupla cidadania (brasileira e estadunidense), se identificou com a história do cidadão árabe em conflito com sua posição em Israel. "Crescer bicultural no Brasil levantou questões sobre identidade, que não são apenas minhas, mas me levaram a ser cineasta. Dancing Arabs expõe as correntes e fraturas identitárias durante infância e adolescência, quando as fronteiras são incrivelmente confusas", afirmou à Empire.