Kevin Drew, do Broken Social Scene, dirige Feist em curta

The Water, baseado em faixa homônima da cantora, traz ainda Cillian Murphy, que interpretou o vilão Espantalho em Batman Begins

Da redação Publicado em 22/04/2009, às 22h47

Kevin Drew, co-fundador da banda canadense Broken Social Scene, usou a faixa "The Water", da amiga Leslie Feist, como inspiração para um curta-metragem de 15 minutos. O filmete faz a linha experimental e estrela, além da própria cantora (ela já integrou o BSS), o irlandês Cillian Murphy - mais conhecido pelos papéis em Café da Manhã em Plutão e Batman Begins, no qual interpreta o vilão Espantalho.

No making of (confira vídeo abaixo), o diretor/músico afirma o que o motivou a construir a narrativa: os "olhos parecidos" de Murphy e Feist, que fariam de ambos "pessoas quentes". Drew foi até a cantora compartilhar a ideia e, juntos, eles escolheram a canção - integrada ao quarto e mais recente disco da cantora, The Reminder (2007).

O curta The Water, homônimo à faixa, abre com Cillian e o ator canadense David Fox arrastando um corpo sobre a neve. No mais, muita fumaça de cigarro e duas linhas de diálogo.

Murphy e Drew se conheceram há três anos, mas engataram amizade um ano depois, quando uma entrevista do músico com o ator para a revista Under the Radar se estendeu à mesa de bar. Fã confesso de Feist e BSS, Murphy não titubeou quando o amigo lhe propôs o convite. "Ele perguntou se eu podia estar em Toronto em duas semanas. E eu na onda, 'por que não? Vamos nessa'. Filmamos em dois dias", contou ao site IFC. E à próxima fala segue-se uma risada: "Nunca houve um roteiro. Apenas... veio. E estou bastante orgulhoso do resultado".

"Ainda que o filme tenha, tipo, uns 12 minutos, nada acontece pela primeira uma hora. (...) Você precisa apenas sentar, observar e esperar que as coisas se desenvolvam", amansou Murphy, a respeito do caráter experimental do filme.

Drew não é diretor de primeira viagem. Com a produtora Experimental Parachute Movement, já esteve à frente de vídeos para bandas como o seu BSS e a conterrânea Apostle of Hustle.

Você encontra o making of do curta no site Pitchfork. Para conferir The Water, clique no site Stereogum.