Kurt Cobain vira personagem-fantasma em peça

Nevermind, que estreia semana que vem em Londres, trará o líder do Nirvana como espectro que assombra jornalista em crise

Da redação Publicado em 11/06/2009, às 10h20

Passados 15 anos de sua morte, Kurt Cobain (confira especial sobre o cantor aqui) vai virar personagem em uma peça de teatro. Ou melhor, o fantasma do frontman do Nirvana, um dos papéis da que irá assombrar John, um jornalista maníaco-depressivo da revista britânica New Musical Express na comédia de humor negro Nevermind.

Com estreia na terça, 16, em Londres, a produção é escrita por Martin Sadofski, antigo vocalista da banda indie The Passmore Sisters, cria da cena de Bradford (Reino Unido) nos anos 80. No enredo elaborado pelo ex-músico e hoje autor, o espectro de Cobain chega ao protagonista, que passa por sucessivas crises - precisa terminar sua biografia sobre o ex-líder do Nirvana e está às voltas com problemas de relacionamento, no campo amoroso e familiar (seu pai acabou de morrer). A pergunta em jogo será: o suicídio é um ato de coragem ou covardia?

Em um momento, John se vira à plateia e pondera: "Sou um escritor fracassado, vestido com as roupas de minha mãe e falando com o líder morto do Nirvana em uma pequeno terraço de Yorkshire [condado inglês]".

Em matéria publicada nesta semana no jornal The Independent, Sadofski explicou que a peça trata, sobretudo, do fracasso. "Cobain aparece como um alter ego [do jornalista]: um sucesso que não conseguiu lidar com esse fato, ao contrário de John, um fracasso que não consegue lidar com isso também."

Assista ao trailer do espetáculo teatral no vídeo abaixo: