Lady Gaga é a grande vencedora do Brit Awards

Cantora norte-americana levou os três prêmios que estava concorrendo

Da redação Publicado em 17/02/2010, às 14h35

Lady Gaga homenageou o estilista Alexander McQueen em sua apresentação no 30º Brit Awards
AP

A cantora Lady Gaga roubou a cena no 30º Brit Awards, premiação mais importante da música britânica. Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 16, no Earls Court, em Londres, Gaga levou os três troféus a que concorria, em categorias destinadas a estrangeiros: melhor cantora, melhor disco por The Fame e artista revelação.

A cantora pop passou na frente de nomes como Lily Allen, Pixie Lott e Florence & The Machine. A última vez que um grupo ou artista não britânico conseguiu três prêmios foi em 2005, quando o Scissor Sisters foi o grande vencedor.

Na noite da premiação, a cantora de 23 anos dedicou sua apresentação ao vivo ao estilista britânico Alexander McQueen, morto na semana passada, com mais um de seus peculiares figurinos. "Muito obrigado por acreditarem em mim", disse Gaga ao público durante o show.

A cerimônia

Entre os britânicos, o destaque do 30º Brit Awards foi a boy band JLS, vice-campeã do programa The X Factor, em 2008. O quarteto levou o prêmio de revelação e de melhor música por "Beat Again", que eles tocaram ao vivo durante a noite.

Lilly Allen foi eleita a melhor artista feminina britânica, e o rapper Dizzee Rascal foi o melhor artista masculino nacional. Já o grupo Florence & The Machine, liderado pela cantora Florence Welch, venceu na categoria melhor disco pelo álbum Lungs.

O rapper norte-americano Jay-Z ganhou o troféu de melhor artista solo masculino internacional, e apresentou uma nova versão do hit "Empire State of Mind", com Alicia Keys. Robbie Williams levou prêmio de contribuição à música.

Em comemoração às três décadas do Brit Awards, o extinto Oasis ganhou o prêmio de melhor disco das últimas três décadas por (What's the Story) Morning Glory?, lançado em 1995. Apenas Liam Gallagher subiu ao palco para receber a homenagem; Noel, seu irmão e principal compositor da banda, terminada oficialmente em dezembro do ano passado, já teria avisado que não participaria do evento caso seu irmão estivesse presente, informaram tabloides.

As Spice Girls - que devem voltar em breve ao batente - também foram lembradas no aniversário da premiação, com o troféu de melhor performance musical na cerimônia, pela interpretação de "Wannabe" e "Who Do You Think You Are", em 1997.

Confira a lista completa de vencedores no site oficial do Brit Awards.